Primeira-dama francesa “quebra protocolo” com rainha Camilla, mas gesto não é bem-recebido e vídeo viraliza após climão; assista

Internautas não deixaram o momento passar despercebido e deram suas opiniões

Toca aqui, rainha! Um momento constrangedor marcou o encontro entre os líderes da França e do Reino Unido, nesta quinta-feira (6): a primeira-dama francesa quebrou um protocolo na presença da rainha Camilla e a reação da britânica viralizou na web.

O episódio ocorreu durante uma cerimônia em homenagem ao Dia D – data considerada essencial para a derrota da Alemanha na Segunda Guerra – no Memorial de Guerra da Normandia Britânica em Ver-sur-Mer, na França. Na ocasião, Brigitte e Emmanuel Macron se juntaram ao rei Charles III e à rainha Camilla para honrar os militares que participaram da ação contra os nazistas.

Em certo momento, as esposas depositam flores em um altar e Brigitte tenta segurar as mãos de Camilla. A britânica, no entanto, não retribui, mantendo o braço ao lado do corpo e até se afastando da francesa. Mesmo assim, Brigitte insiste e puxa a mão da rainha para um cumprimento rápido. Em seguida, as duas permanecem em silêncio por um instante e voltam para os lados de seus respectivos maridos. Olha como foi:

Já o rei Charles teve outra ação durante a cerimônia. Ele não só abraçou o presidente Macron, como beijou a mão de sua esposa. Na web, os gestos não passaram despercebidos e geraram comentários entre os internautas. “O protocolo às vezes atrapalha a humanidade”, criticou um perfil. Um segundo ainda disse que Brigitte, na verdade, parecia “guiar” Camilla até o local certo onde deveriam parar. Também houve quem concordasse com a atitude da rainha. “Você nunca toca na rainha”, declarou um usuário.

Continua depois da Publicidade

A etiqueta adequada na interação com a realeza britânica tem sido um assunto discutido há muito tempo. O site da família real, que ainda não foi atualizado na íntegra após a morte da rainha Elizabeth II em setembro de 2022, afirma: “Não existem códigos de comportamento obrigatórios ao encontrar a rainha ou um membro da família real, mas muitas pessoas desejam observar as formas tradicionais”. O portal define isso como uma leve inclinação do pescoço para os homens e uma pequena reverência para as mulheres, “embora um aperto de mão também seja aceitável”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques