Príncipe Harry acusa William de agressão física durante discussão sobre Meghan Markle: “Me jogou no chão”

A briga feia teria terminado com Harry machucando as costas na tigela do cachorro

Príncipe Harry E William

Em sua autobiografia muito aguardada, “Spare“, o príncipe Harry relatou um “ataque físico” de seu irmão, William, agora príncipe de Gales. De acordo com o trecho liberado pelo jornal britânico The Guardian, o desentendimento aconteceu após o herdeiro do trono disparar uma série de críticas à esposa do caçula, Meghan Markle.

Segundo a publicação, o confronto ocorreu em 2019. Harry escreve que William queria falar sobre “toda a catástrofe contínua” de seu relacionamento e as polêmicas divulgadas na imprensa. Mas quando o futuro rei chegou a Nottingham Cottage – onde o casal morava na época – Harry já estava “de cabeça quente”.

Continua depois da Publicidade

Na publicação, o príncipe conta que William chamou Meghan de “difícil”, “rude” e “abrasiva”, o que o filho mais novo do rei Charles III rebateu, alegando que seu irmão era um “papagaio das narrativas da imprensa”. Harry acusou o primogênito de não estar sendo racional, o que levou os dois a gritarem um com o outro, com o ruivo acusando William de agir como um herdeiro e afirmando que não se contentava em ser um sobressalente.

A briga teria aumentado, até que os dois perderam o controle. “Você está falando sério? Me ajudando? Desculpe – é assim que você chama isso? Me ajudando?”, exclamou o duque de Sussex. Depois do comentário, o caçula escreve que se encaminhou para a cozinha, sendo seguido por seu irmão, furioso. “Willy, não posso falar com você quando você está assim”, pontuou Harry, enquanto pegava um copo d’água.

Harry continua: “Ele derrubou a água, me chamou de outro nome e então veio até mim. Tudo aconteceu tão rápido. Muito rápido. Ele me agarrou pelo colarinho, rasgou minha gola e me jogou no chão. Caí na tigela do cachorro, que rachou sob minhas costas, os pedaços me cortando. Fiquei ali por um momento, atordoado, depois me levantei e disse a ele para sair”.

Continua depois da Publicidade

O jornal relata que William o incentivou a revidar, citando brigas que tiveram quando crianças, no entanto, o mais novo se recusou. Em seguida, o marido de Kate Middleton repensou seus atos e voltou “parecendo arrependido” para se desculpar. Ao ir embora, ele pediu para que deixasse o acontecimento apenas entre os dois: “Você não precisa contar à Meg sobre isso”.

A duquesa e o duque de Cambridge, Kate Middleton e William, ao lado de Meghan Markle e Príncipe Harry na missa de Natal em 2017. (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

Harry relata que não desabafou imediatamente à esposa, mas ligou para seu terapeuta. Mais tarde, quando a atriz notou “arranhões e hematomas” em suas costas, ele revelou o que aconteceu, com Meghan “não ficando surpresa, nem brava”. “Ela estava terrivelmente triste”, narrou o príncipe.

O ressentimento de Harry por ser o “sobressalente” é o tema unificador de seu livro, através de capítulos sobre sua infância, escolaridade, carreira como membro da realeza e no exército britânico, relacionamento com seus pais e irmão e sua vida com Meghan durante o namoro, noivado, casamento e experiência de paternidade. Logo no início, Harry conta a história de como seu pai disse uma exclamação chocante à princesa Diana no dia de seu nascimento. “Maravilhoso! Agora você me deu um herdeiro e um sobressalente – meu trabalho está feito”, comemorou o marido de Camilla Parker Bowles.

Continua depois da Publicidade

Seja descrevendo suas memórias e amor por Diana, que morreu em um acidente de carro em Paris em agosto de 1997, ou seu amor semelhante por sua avó, a rainha Elizabeth II, que morreu no ano passado, Harry é impiedoso ao relatar cenas privadas.

Segundo Harry, príncipe William teria ignorado o voto de nunca “plantar histórias” na imprensa para proteger a si mesmo e prejudicar o outro (Foto: Getty)

Em outra passagem, o duque relata um encontro angustiado com Charles e William após o funeral do príncipe Philip, marido da rainha, no Castelo de Windsor, em abril de 2021. O monarca olhou para os “rostos corados” dos filhos e fez um pedido sincero. “Por favor, meninos. Não façam dos meus últimos anos uma miséria”, disse o soberano.

Continua depois da Publicidade

As cenas extraordinárias são alguns dos muitos relatos surpreendentes de “Spare”, que será publicado mundialmente na próxima semana e provavelmente provocará grande furor na família real britânica. A obra é apresentada como uma “publicação marcante cheia de insights, revelações, auto-avaliação e sabedoria conquistada com muito esforço sobre o poder eterno do amor sobre a dor”. O livro de memórias vem logo após a série documental do príncipe Harry e de Meghan Markle na Netflix, “Harry & Meghan“, que documentou sua história de amor e a renúncia como membros da realeza – uma decisão de que Harry claramente não se arrepende.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques