Príncipe Harry revelou o real motivo para o rompimento com sua família. Em entrevista à ITV, para o documentário “Tabloids on Trial”, ele citou os tabloides britânicos e a falta de vontade da Família Real de lutar contra os supostos abusos cometidos por estas empresas como o principal motivo do afastamento.
“Até que ponto você acha que sua determinação em lutar contra os tabloides destruiu o relacionamento com sua família?”, questionou o jornalista. “Acho que essa é certamente uma parte central”, respondeu o Duque de Sussex. “Mas essa é uma pergunta difícil de responder, porque qualquer coisa que eu diga sobre minha família resulta em uma enxurrada de abusos por parte da imprensa”, completou.
O documentário foca no escândalo de 2011, quando Harry descobriu ser vítima de hacking e espionagem nos anos 1990 e 2000 por, pelo menos, um grande tabloide do Reino Unido. Nesta ação, o príncipe recebeu US$ 177 mil (cerca de R$ 992 mil na cotação atual) em indenizações. Desde então, ele passou a processar várias editoras britânicas por invasão de privacidade.
Harry acredita que a luta contra os supostos abusos cometidos pela mídia deve ser uma causa comum, e não apenas dele e da esposa, Meghan Markle. “Deixei claro que é algo que precisa ser feito, e seria bom se fizéssemos isso como uma família”, comentou. “Acredito que (…) quando você está em um cargo público, essas são as coisas que devemos fazer para o bem maior. Estou fazendo pelos meus motivos”, acrescentou.
“Acho que tudo o que aconteceu mostrou às pessoas qual é a verdade sobre o assunto. Para mim, a missão continua, mas sim, isso causou parte de uma ruptura“, concluiu.
Em ação contra o News Group Newspapers, em abril de 2023, a equipe jurídica de Harry alegou que o príncipe William fez um acordo particular com o tabloide sobre uma acusação de hacking de fotos, de acordo com documentos judiciais obtidos pela Reuters na época, o que impediu o caso de ser levado ao tribunal.
O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, abriram mão dos papeis na família Real em 2020, se mudando para a Califórnia. Logo depois, o casal anunciou que não colaboraria ou se envolveria com quatro dos principais tabloides do Reino Unido: The Sun, The Daily Mail, The Mirror e The Express.
Harry e Meghan alegaram, inclusive, que estes veículos “são responsáveis pela destruição da vida de muita gente”.