O estado de saúde do rei Charles III balançou as estruturas da família real. Após o diagnóstico de câncer do monarca, o próprio príncipe Harry teria revelado que está disposto a voltar a trabalhar com o resto dos parentes. O duque de Sussex, entretanto, deu uma condição para o retorno.
De acordo com o relato de uma fonte do Page Six nesta sexta-feira (16), Harry voltaria aos deveres reais se o rei lhe pedisse. “Tenho dificuldade em acreditar que, se o pai dele pedisse sua ajuda, que Harry diria não, acho que ele tentaria”, informou o insider. Porém, o contato também acrescentou: “Não acho que seja algo que Harry pediria sozinho”.
Ainda hoje, o marido de Meghan Markle falou pela primeira vez sobre o diagnóstico do pai. No programa Good Morning America, além de mencionar a visita ao monarca, o príncipe apontou se acha que o momento conturbado pode servir para “unir” os familiares.
“Olha, eu amo minha família. O fato de ter conseguido pegar um avião, ir vê-lo e passar algum tempo com ele, sou grato por isso”, disse o ruivo, que saiu de Los Angeles e viajou ao Reino Unido para visitar Charles em meio ao tratamento. Apesar disso, ele não esteve com o irmão, o príncipe William, e nem com a madrasta, a rainha consorte Camilla.
Questionado pelo apresentador Will Reeve se o diagnóstico do pai pode “unir” a família real britânica, Harry foi incisivo na resposta. “Com certeza. Sim, tenho certeza. No meio de todas essas famílias, principalmente nos Jogos Invictus, eu vejo no dia a dia, a força da unidade familiar que fica junta. Acho que qualquer doença, qualquer enfermidade une as famílias”, afirmou. As tensões entre pai e filho ficaram maiores desde que Harry e Meghan renunciaram aos deveres reais, em 2020.
EXCLUSIVE: Prince Harry to @ReeveWill on visiting King Charles after cancer diagnosis: “I love my family. The fact that I was able to get on a plane and go see and spend anytime with him, I’m grateful for that.” https://t.co/yDp82WU7Bk pic.twitter.com/lO0cebeO9i
— Good Morning America (@GMA) February 16, 2024
O anúncio do Palácio de Buckingham informou que, aos 75 anos, o soberano está enfrentando “uma forma de câncer”, sem especificar o tipo. O comunicado veio uma semana após ele deixar o hospital devido a uma operação para tratar do aumento da próstata.