Hugo Gloss

Príncipe Harry quebra protocolo, sai em defesa de Meghan Markle e compara situação à tragédia da mãe, princesa Diana: ‘É a história se repetindo’

Exausto com o tratamento conferido à esposa Meghan Markle pela imprensa britânica, príncipe Harry divulgou nesta terça-feira (1°), uma carta aberta na qual acusa tablóides de engendrarem uma campanha de difamação contra a duquesa de Sussex. O documento foi assinado pelo próprio Harry, e é todo escrito na primeira pessoa, algo que escapa aos protocolos reais. O padrão é que esse tipo de comunicado seja feito pelos representantes do Palácio.

Harry decidiu expôr seu posicionamento de forma muito pessoal e corajosa, e relatou observar de perto, como a esposa tem sofrido com as alegadas mentiras criadas a seu respeito. O neto da rainha Elizabeth II conectou a postura da imprensa em relação à Meghan ao comportamento da mídia com sua falecida mãe, a princesa Diana, que morreu em 1997, quando seu carro colidiu num túnel de Paris, enquanto tentava escapar de paparazzi.

Meu maior medo é que a história se repita. Vi o que acontece quando alguém que eu amo é comoditizado a ponto de não ser mais tratado ou visto como uma pessoa real. Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas“, desabafou ele. Ainda este ano, Harry processou o jornal Daily Mail, o acusando de distorcer e inventar histórias sobre o casal. “Chega um momento em que a única coisa a fazer é enfrentar esse comportamento, porque destrói as pessoas e destrói vidas. Simplificando, é o assédio moral, que assusta e silencia as pessoas“, apontou o ruivo.

Príncipe Harry saiu em defesa de Meghan (Foto: Chris Jackson/Getty Images)

O irmão de William ainda declarou entender que a mídia teria agido dessa forma, por uma suposta indignação diante da postura reclusa de Markle desde o nascimento do primogênito deles, Archie. “Eles foram capazes de criar mentiras após mentiras às suas custas, simplesmente porque ela saía em público durante a licença de maternidade“, destacou. Ao final, Harry ainda agradeceu ao público pelo apoio dado ao casal: “É extremamente apreciado. Embora possa não parecer, realmente precisamos“.

Confira a seguir a carta na íntegra:

Como casal, acreditamos na liberdade de imprensa e em notícias objetivas e verdadeiras. Consideramos isso uma pedra angular da democracia e, no estado atual do mundo – em todos os níveis – nunca precisamos mais de uma mídia responsável.

Infelizmente, minha esposa se tornou uma das mais recentes vítimas de um tablóide britânico que faz campanhas contra indivíduos sem pensar nas consequências – uma campanha implacável que aumentou ao longo do ano passado, durante a gravidez e ao criar nosso filho recém-nascido.

Existe um custo humano para essa propaganda implacável, especificamente quando ela é conscientemente falsa e maliciosa, e, embora continuemos a ter uma postura corajosa – como muitos de vocês podem se identificar -, não posso começar a descrever o quão dolorosa tem sido. Porque na era digital de hoje, as manufaturas da imprensa são reaproveitadas como verdade em todo o mundo. O jornal de um dia não é mais o saco de pão de amanhã.

Até o momento, não conseguimos corrigir as deturpações contínuas – algo que esses meios de comunicação selecionados conheciam e, portanto, exploravam diariamente e às vezes a cada hora.

É por esse motivo que estamos adotando uma ação legal, um processo que já dura muitos meses. A cobertura positiva da semana passada dessas mesmas publicações expõe os padrões duplos deste tipo de imprensa que a difamava quase diariamente nos últimos nove meses; eles foram capazes de criar mentiras após mentiras às suas custas, simplesmente porque ela não saía em público durante a licença de maternidade. Ela é a mesma mulher que era há um ano no dia do nosso casamento, assim como ela é a mesma mulher que você viu nesta nossa viagem pela África.

Para essas mídias sensacionalistas, este é um jogo que não estamos dispostos a jogar desde o início. Sou testemunha silenciosa de seu sofrimento particular por muito tempo. Recuar e não fazer nada seria contrário a tudo em que acreditamos.

Essa ação legal específica depende de um incidente em um padrão longo e perturbador de comportamento dos tablóides britânicos. O conteúdo de uma carta particular foi publicado ilegalmente de maneira intencionalmente destrutiva para manipular você, o leitor e promover a agenda divisória do grupo de mídia em questão. Além da publicação ilegal deste documento particular, eles propositadamente o enganaram ao omitir estrategicamente parágrafos selecionados, sentenças específicas e até palavras para mascarar as mentiras que haviam perpetuado por mais de um ano.

Chega um momento em que a única coisa a fazer é enfrentar esse comportamento, porque destrói as pessoas e destrói vidas. Simplificando, é o assédio moral, que assusta e silencia as pessoas. Todos sabemos que isso não é aceitável, em nenhum nível. Não vamos e não podemos acreditar em um mundo onde não há responsabilidade por isso.

Embora essa ação possa não ser a mais segura, é a correta. Porque meu medo mais profundo é a história se repetindo. Vi o que acontece quando alguém que eu amo é comoditizado a ponto de não ser mais tratado ou visto como uma pessoa real. Perdi minha mãe e agora vejo minha esposa sendo vítima das mesmas forças poderosas.

Agradecemos ao público por seu apoio contínuo. É extremamente apreciado. Embora possa não parecer, realmente precisamos.

Sair da versão mobile