Hablou mesmo! Nos novos episódios de “Harry & Meghan“, série documental bombástica que mostra os bastidores da vida do duque e da duquesa de Sussex, o ruivo contou como foi a reação do Príncipe William ao descobrir sobre a decisão do casal de deixar seus papeis na Família Real Britânica. Harry também lamentou a relação atual com o irmão, e explicou o papel do Rei Charles e da Rainha Elizabeth na cúpula que decidiria o futuro dele e da esposa após a saída.
Harry e Meghan Markle chocaram o mundo – e os familiares – quando revelaram seus planos de deixar a monarquia, o que resultou em uma reunião de emergência na propriedade da família em Sandringham. “Fui com a mesma proposta que já havíamos feito publicamente, mas assim que cheguei lá me deram cinco opções – uma sendo total, sem mudança, e cinco sendo totalmente fora. Escolhi a opção três na reunião – meio dentro, meio fora. Temos nossos próprios empregos, mas também trabalhamos em prol da Rainha”, explicou.
A reunião, segundo ele, não foi muito amigável – principalmente por causa de William. “Ficou muito claro, muito rapidamente, que o objetivo não estava em discussão ou debate. Era assustador ver meu irmão gritando e berrando comigo e meu pai dizendo coisas que simplesmente não eram verdade. E minha avó, você sabe, senta-se calmamente e absorve tudo”, acrescentou.
No entanto, Harry explicou que entende a reação da avó, a Rainha Elizabeth, que viveu pela Monarquia. “Mas você tem que entender que, do ponto de vista da família, especialmente dela, existem maneiras de fazer as coisas, e sua missão final, meta e responsabilidade, é a instituição. As pessoas ao redor estão dizendo a ela: ‘A propósito, essa proposta ou esses dois fazendo X,Y, Z, vão ser vistos como um ataque à instituição. Então ela vai seguir o conselho que a pessoa deu”, disse.
No desabafo, o duque afirmou que a parte mais complicada do chamado “Megxit” foi a divisão criada entre ele o irmão: “A parte mais triste disso tudo foi essa divisão criada entre mim e meu irmão, de modo que agora ele está do lado da instituição. E eu entendo. Parte disso, eu entendo. Essa é a herança dele. Então, até certo ponto, já está enraizado nele que parte de sua responsabilidade é a capacidade de sobrevivência e a continuação da instituição”.
O ruivo também acusou William de divulgar uma “carta conjunta” em nome de ambos, sem consultá-lo sobre o conteúdo. “Surgiu uma história dizendo que a razão pela qual Meghan e eu estamos saindo foi porque William nos intimidou. Fui informado sobre uma declaração conjunta feita em meu nome e no nome de meu irmão negando a história sobre ele nos intimidar para fora da família. Eu não podia acreditar. Ninguém me pediu permissão para colocar meu nome em uma declaração como essa”, afirmou.
Harry acusou a Família Real de “vazar” uma carta escrita para o pai, o Rei Charles, falando sobre o interesse do casal de sair do Reino Unido. Ele afirmou que discutiu propostas para se mudar para a Nova Zelândia, África do Sul e Canadá por meses antes de anunciar seus planos definitivos. “Ficou claro que a instituição vazou o fato de que estávamos voltando para o Canadá. E uma peça-chave dessa história que me fez saber que o conteúdo da carta entre mim e meu pai havia vazado foi que estávamos dispostos a abrir mão de nossos títulos. Eu estava tipo: ‘Uau, nossa história, nossas vidas, literalmente foram tiradas debaixo de nós'”, disse.
Em seu depoimento, Meghan Markle explicou que o casal ainda teria participação nos deveres reais, mas de “forma reduzida”. “Você podia sentir o relógio a partir desse ponto. Então, com nossa equipe, decidimos que faríamos uma declaração para dizer que, infelizmente, iríamos recuar, não renunciar, mas apenas ter um papel reduzido”, contou, afirmando que suas intenções de continuar apoiando a rainha estavam “em preto e branco” no comunicado.
No episódio, o casal relembra o momento em que a imprensa britânica disse que Charles e William receberam apenas uma cópia da declaração dez minutos antes de ser divulgada para o mundo. “Dentro de uma família, é normal ter esse controle financeiro sobre os outros membros da família. Essa ideia de que eu supostamente peguei minha avó de surpresa nunca aconteceu. Tenho muito respeito por ela”, garantiu. A rainha Elizabeth morreu em setembro deste ano, aos 96 anos.
A série da diretora e duas vezes indicada ao Oscar Liz Garbus é anunciada como uma “visão dos bastidores da história de amor muito pública do Duque e Duquesa de Sussex“. A produção aborda desde os dias “clandestinos” do namoro, até suas experiências como o “casal mais famoso do mundo“.
“Harry & Meghan” é uma produção do Story Syndicate em associação com a Archewell Productions e Diamond Docs. A série documental integra o acordo milionário firmado pelo casal com a Netflix em 2020, que segundo rumores custou cerca de 100 milhões de dólares ao streaming.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques