“Quem sou eu?”. Uma ótima pergunta… Príncipe Harry é conhecido no mundo todo exatamente desta maneira, com esse nome. Contudo, muitos podem se surpreender ao descobrir que, na verdade, esse não é seu nome de batismo. Recentemente, o duque de Sussex falou sobre o assunto durante uma chamada de vídeo com um ganhador do prêmio “WellChild Awards!”, admitindo que não sabe exatamente por que o chamam assim.
Harry conversava com o garotinho chamado Henry quando contou que este também era seu nome verdadeiro. “Meu nome também é Henry, mas todo mundo me chama de Harry. Eu não faço ideia do porquê”, afirmou o caçula do rei Charles III e da princesa Diana. Os pais do menino, que participavam do papo, mencionaram que essa era justamente a razão para o nome do filho.
“Bom, você é a inspiração pela qual o Henry se chama Henry. Antes dele vir ao mundo, nós descobrimos que você era príncipe Henry, não príncipe Harry. Eu disse: eu amo esse nome. A partir daí, ele se chamava Henry”, explicou a mãe do garotinho, agraciado com o troféu dado a crianças com histórias inspiradoras e que encaram situações médicas delicadas. Assista ao momento abaixo:
Assim como Harry – ou Henry – deixou claro, seu nome oficial é bem diferente: Henry Charles Albert David. Desde que nasceu, o ruivo recebeu o título de príncipe Henry de Gales. Entretanto, o que pegou mesmo foi o apelido “Harry”, que até hoje é a maneira principal como ele é chamado. O mesmo acontece com o príncipe George, filho de príncipe William e Kate Middleton, que é chamado de Archie pela família.
No entanto, as certidões de nascimento dos filhos de Harry trazem seu nome – e títulos – mais que completos. Nos documentos oficiais, ele é chamado de Sua Alteza Real Henry Charles Albert David Duque de Sussex. Ufa… Imagina para os filhos decorarem como se escreve tudo isso?! Mas tanto Archie, quanto a pequena Lilibet, frutos do casamento com Meghan Markle, levam apenas o sobrenome “Mountbatten-Windsor” em seus registros.
Se não fosse confuso, não seriam os royals, né?