Não é novidade que a realeza britânica tem uma rotina cheia de regras, rituais e formalidades – e isso não é uma exceção no Natal. Uma tradição que chama a atenção nesta data impede que o príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, passem a manhã do dia 25 de dezembro juntos.
Neste período, o casal se separa para cumprir uma agenda de protocolos reais. Enquanto a princesa de Gales toma seu café da manhã sozinha, William se reúne com outros homens da nobreza na sala de jantar do Palácio para a primeira refeição do dia. Após o café, eles seguem para uma missa na Igreja de Santa Madalena. O casal se encontra pela primeira vez na hora do almoço, após terem participado de outra cerimônia religiosa, às 11h.
Não há uma resposta clara sobre a origem desta formalidade, mas, além de William e Kate, todos os outros casais da nobreza britânica cumprem este mesmo protocolo no dia do Natal.
O ex-chef da realeza Darren McGrady, que trabalhou para a família real por quinze anos, disse ao Mirror que as mulheres normalmente tomam um café da manhã leve em seus quartos, com frutas e torradas. Já os homens se encontram na sala para uma refeição mais robusta, que dura cerca de duas horas e inclui ovos, bacon, cogumelos e peixe.
Apesar de possuir alguns costumes considerados estranhos, a família real também tem tradições mais comuns. Eles trocam presentes na véspera de Natal, como revelou o príncipe Harry em sua autobiografia “O que Sobra”. De acordo com informações do site oficial da monarquia, os membros costumam colocar seus presentes em mesas e trocá-los na hora do chá. Cartões de Natal também fazem parte das comemorações! Os itens são enviados para parentes, amigos e até oficiais de governo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques