Ciúme de irmãos? Príncipe William não estaria muito contente com uma conquista específica de seu irmão, Harry. De acordo com o jornalista britânico Robert Jobson em um especial recente da ABC News, o príncipe de Gales teria ficado com ciúme ao notar o sucesso dos Jogos Invictus, iniciativa fundada pelo caçula em 2014.
Ano após ano, os torneios multiesportivos vêm arrecadando altos valores financeiros ao homenagear veteranos militares que sofreram ferimentos, mutilações ou adoeceram durante o cumprimento de seu dever. O evento deste ano foi realizado em Vancouver, no Canadá. O duque de Sussex se juntou à esposa, Meghan Markle, para arriscar uma partida de Curling em cadeira de rodas, modalidade paralímpica dos jogos de inverno.
“Ele tem tido muito sucesso desde o seu início”, disse Jobson. “Não sai barato, custa muito dinheiro, e Harry conseguiu continuar a arrecadar esse dinheiro ao longo deste período, o que é impressionante”, continuou.
O jornalista ainda explicou que o saldo positivo deixou o futuro herdeiro do trono em alerta. “Acho que houve um certo ciúme sobre o quão bem tudo correu. Acho que William ficou surpreso com o quanto isso foi um sucesso, com quanto dinheiro estava sendo investido nisso e com quantos governos estavam envolvidos”, reforçou.
Harry e William dividiram os cargos de patronos do evento até 2019, antes que o duque e a duquesa de Sussex abandonassem os deveres reais e se mudassem para a Califórnia. Atualmente, Meghan também faz parte da organização.
O ruivo já tinha comentado sobre os sentimentos negativos do irmão para com o torneio em seu livro “O Que Sobra“. Na publicação, Harry escreveu que William “parecia extremamente irritado” quando ouviu falar pela primeira vez dos Jogos Invictus, queixando-se de que isso drenaria fundos de sua fundação.
Harry respondeu que as queixas eram “absurdas” e explicou que o financiamento viria do Fundo Endeavor, um ramo que ele “criou especificamente para a reabilitação de veteranos”. Ele escreveu: “Cobri meus olhos com as mãos. Não tínhamos superado isso? Toda aquela coisa sobre o herdeiro versus o substituto? Não éramos um pouco velhos demais para aquela dinâmica cansativa e infantil?”.
Também no ano passado, ele relembrou que sempre houve uma “competição” entre os irmãos. “Acho que isso realmente influencia ou é sempre desempenhado pelo herdeiro e sobressalente”, concluiu. Assista ao especial completo (em inglês):