Neste sábado (8), a rainha Camilla falou sobre o estado de saúde de seu marido, o rei Charles III. O monarca foi diagnosticado com câncer no início de 2024. O comentário feito por Camilla foi enquanto ela cumprimentava celebridades que visitavam o palácio de Buckingham, e questionaram sobre como o rei tem passado.
De acordo com o jornal britânico Express, a rainha estava no local para o segundo Festival Literário anual, o “Queen’s Reading Room” – evento fundado por ela no ano passado, em parceria com uma instituição de caridade para promover “livros e leitura”. Camilla conversava com alguns autores, quando o escritor britânico Lee Child perguntou sobre a saúde de Charles.
“[Ele] está bem! Exceto que ele não diminui o ritmo e não faz o que mandam”, afirmou ela, que apareceu de surpresa no evento. A rainha ainda acrescentou que o monarca “parece um marido típico”, fazendo referência ao comportamento dele ultimamente.
Charles havia assumido o trono há apenas 17 meses quando anunciou, em fevereiro deste ano, que estava com câncer. Ele comunicou que temporariamente abandonaria todos os seus compromissos públicos enquanto iniciava o tratamento. No mês anterior ao anúncio, o royal foi hospitalizado por uma condição benigna na próstata, o que fez com que ele passasse vários dias no hospital.
O rei retornou às funções públicas na última quarta-feira, 5 de junho. A participação dele em um evento do “Dia D” em Portsmouth foi seu primeiro discurso público e a aparição de maior destaque desde o diagnóstico. Espera-se, ainda, que ele participe da próxima cerimônia “Trooping the Colour”, mas inspecionará os soldados de carruagem ao invés de estar a cavalo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques