Rainha Elizabeth II é alvo de críticas por primeira aparição pública após isolamento social; Palácio se manifesta sobre o caso — entenda!

A rainha Elizabeth II voltou à ativa de vez nesta quinta-feira (15), em sua primeira aparição pública fora de uma residência real após sete meses de isolamento social. Contudo, a monarca foi alvo de críticas entre cidadãos britânicos, pois não usou máscara na ocasião – apesar de estar no grupo de risco do coronavírus, aos 94 anos. Em resposta às queixas, o Palácio de Buckingham se pronunciou.

Elizabeth visitou o parque científico Porton Down, na Inglaterra, acompanhada de seu neto, o príncipe William. De acordo com a revista People, os membros da realeza se encontraram com cientistas envolvidos no combate ao coronavírus em terras britânicas. Entretanto, o detalhe que chamou atenção nas fotos foi o fato de que nenhum deles usava máscaras – mesmo que William, por exemplo, já tenha as usado em outros compromissos da realeza.

Confira:

https://www.instagram.com/p/CGXa18GBK5b/

O ato não demorou a repercutir nas redes sociais. Foram vários os questionamentos de cidadãos britânicos no próprio post da conta oficial da família real. “Eles não deveriam estar todos de máscara? Dando o exemplo para o público britânico?”, escreveu um usuário. “Estou desapontada que a família real não está seguindo as diretrizes da Covid-19 por usar máscaras. Eles têm uma responsabilidade social de serem responsáveis e emular um comportamento modelo. Façam melhor, já que a rainha deve ser protegida!”, pediu outra conta.

Continua depois da Publicidade

“Por que a nossa rainha não deveria usar uma máscara? Teria mostrado um vislumbre de cuidado e empatia conosco, seus cidadãos, quando a dura realidade é que eles estão tão distantes de nós”, apontou uma internauta. A cena foi até mesmo comentada com memes, como dos carregadores de caixão. “Foi ideia do príncipe Charles que sua mamãe não usasse máscara hoje? Esperto”, reagiu um quarto perfil. Olha só:

https://twitter.com/MrsAitchBee/status/1316737563412049920?s=20

Continua depois da Publicidade

Pronunciamento do Palácio de Buckingham

Enquanto o assunto dava o que falar, fontes da nobreza revelaram à People que a família real teria seguido todos os protocolos de proteção durante a visita ao DLST (Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa, em tradução livre). Além disso, eles afirmaram que Elizabeth e William também testaram negativo para o coronavírus antes de saírem em público.

A rainha Elizabeth II passou 7 meses em isolamento, por conta da pandemia do coronavírus. (Foto: John Phillips/Getty Images for Ascot Racecourse)

“Ajuda especializada do médico da família foi procurada, e todas as precauções necessárias foram tomadas, trabalhando em estreita colaboração [com o laboratório], disse uma porta-voz do Palácio de Buckingham.

Segundo a publicação, o governo britânico aconselha o uso das máscaras em ambientes fechados, e momentos em que há interação com “pessoas com quem você não se encontra normalmente”. Quem desrespeita as medidas ainda pode ser penalizado com multas. Será que a rainha usará a máscara agora?