Hugo Gloss

Rainha Elizabeth II: Príncipe William e Kate Middleton mudam de título, e Charles decide nome após morte da soberana

Fotojet (23) (1)

Príncipe William, Kate Middleton e Rei Charles (Foto: Getty)

O Reino Unido viverá grandes mudanças nos próximos dias após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). Uma delas é a alteração dos títulos reais. De acordo com a conta oficial de príncipe William e Kate Middleton no Twitter, o casal agora assume como duque e duquesa da Cornwall e Cambridge.

Horas depois do falecimento da monarca, a página foi atualizada para: “A conta oficial do duque e da duquesa da Cornwall e Cambridge e da Fundação Real, com sede no Palácio de Kensington”. O príncipe e sua esposa eram conhecidos apenas pelos títulos de duques de Cambridge, concedidos pela rainha no dia do casamento deles, em abril de 2011.

Página dos membros da realeza foi atualizada após a morte da rainha (Foto: Reprodução/Twitter)

O casal também deve herdar os créditos de príncipe e princesa de Gales, antes pertencente a Charles. Segundo a tradição, a nomeação é dada a um herdeiro do sexo masculino. No entanto, o título não passará imediatamente para William após a morte de sua avó: deve ser dado a ele pelo soberano. O novo rei recebeu a honraria com apenas 9 anos de idade de sua mãe.

Mas essa não é a única mudança na dança das cadeiras real. O próprio Charles agora será conhecido como rei Charles III. Ele poderia ter escolhido qualquer um de seus quatro nomes, Charles Philip Arthur George, no entanto, seguiu o padrão de sua antecessora. Haverá também um novo crédito para sua esposa, Camilla Parker Bowles, cujo título será rainha consorte.

Mais cedo, o rei chegou a se manifestar através de uma nota oficial. “A morte da minha amada mãe, Sua Majestade, a rainha, é um momento de uma das maiores tristezas para mim e todos os membros da minha família”, declarou ele. “Nós estamos profundamente em luto pela morte de uma estimada soberana e uma mãe muito amada. Eu sei que a perda dela será profundamente sentida pelo país, o reino e a Commonwealth, e por incontáveis pessoas ao redor do mundo. Durante esse período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e apoiados pelo respeito e profunda afeição em que a rainha era mantida”, concluiu.

A notícia da partida da rainha Elizabeth II surpreendeu a todos. A informação foi confirmada através de um comunicado, divulgado pelo Palácio de Buckingham. Em seus últimos minutos, a monarca esteve acompanhada de seus filhos e netos no Castelo de Balmoral, na Escócia.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde”, disse a nota nas redes sociais da família real. A declaração já mencionava Charles. “O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta tarde e retornarão para Londres amanhã”, concluiu o texto.

O site oficial da realeza britânica também reproduziu o comunicado, incluindo uma foto da monarca no início de seu reinado. O plano de fundo da plataforma foi alterado para a cor preta, em sinônimo do luto do país.

O site da realeza britânica reproduziu o comunicado sobre a morte da rainha Elizabeth II. (Foto: Reprodução)

O Palácio de Buckingham informou que o funeral da rainha só acontecerá de 10 a 12 dias após a sua morte, na Abadia de Westminster, local em que Elizabeth se casou com  príncipe Philip em 1947. Antes disso, o corpo dela ficará por quatro dias no Westminster Hall, para que o público possa prestar suas homenagens.

Sair da versão mobile