Quase uma semana após a morte da rainha Elizabeth II, na última quinta-feira (8), o funeral da monarca tem causado enorme comoção entre os súditos ingleses. E, segundo informações do jornal britânico Metro, apesar da extensa coleção de joias, Elizabeth preferiu ser enterrada com apenas duas peças.
Nesta quarta-feira (14), em entrevista ao portal, a chefe de comunicações do Natural Diamond Council e especialista em assuntos da realeza, Lisa Levinson, acredita que o corpo da rainha será enterrado apenas com duas joias que eram mais significativas para ela.
“Sua Majestade era uma mulher incrivelmente humilde de coração que provavelmente não estará vestida com nada além de sua simples aliança de casamento de ouro galês e um par de brincos de pérola”, afirmou Levinson. “A vida de nossa rainha sempre foi sobre o legado da família real, no Reino Unido e na Comunidade das Nações; suas joias fazem parte desse legado”, completou a especialista. Segundo Levinson, a coleção privada de joias da monarca é composta por 300 itens, que inclui 98 broches, 46 colares, 34 pares de brincos, 15 anéis, 14 relógios e cinco pingentes.
Lisa ainda acrescentou que o anel de noivado de Elizabeth, que pertencia à mãe do príncipe Philip, a princesa Alice de Battenberg, provavelmente será dado à princesa Anne. “O jovem príncipe Philip estava intimamente envolvido no projeto do anel de noivado de Elizabeth, que é ambientado em platina e tem onze diamantes naturais – um diamante solitário redondo de três quilates e cinco pedras menores de cada lado”, explicou.
Para Mok O’Keeffe, que integra um grupo de monarquistas LGBTQ+, intitulado GayAristo, Elizabeth II era uma “mulher modesta”, que dificilmente seria enterrada com uma de suas extravagâncias. A aliança de casamento seria tudo que a rainha precisa: “Este simples ato de amor parece adequado para uma mulher que ativamente desfrutou das coisas simples da vida e, por causa de sua forte fé, acreditava que ela desfrutaria das riquezas do céu”.
“Muitas das joias que ela usava fazem parte da história do país e serão passadas para a futura monarca e a rainha consorte, pelo resto de suas vidas“, acrescentou O’Keeffe. Esses itens cerimoniais serão exibidos enquanto o corpo da monarca estiver em Londres, no Westminster Hall, a partir de hoje (14), até o seu funeral estadual na próxima segunda-feira (19).
Em volta do caixão de Elizabeth II estará o Padrão Real, uma bandeira que representa a soberana e o Reino Unido. Além deste símbolo, também estará presente a coroa do Estado Imperial, incrustada com mais de 3 mil pedras preciosas e que pesa cinco quilos. No total, a coroa possui 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, 269 pérolas e quatro rubis.
Ao lado da bandeira e da coroa, também estarão presentes no caixão a esfera e o cetro da monarca. A esfera é um símbolo do direito divino dos governantes, feita de ouro oco, com mais de 600 pedras preciosas, incluindo 30 rubis e uma dúzia de diamantes. O cetro contém a maior joia do diamante Cullinan – a Grande Estrela da África.
Ao fim das celebrações oficiais, a rainha Elizabeth II será enterrada dentro da Capela Memorial rei George VI, no Castelo de Windsor, na Inglaterra. O caixão da monarca se juntará ao rei George VI e à “rainha mãe”.