Novas ordens para o clero britânico… O rei Charles III ordenou que a Igreja Anglicana faça uma mudança em suas orações oficiais. A partir do próximo sábado (6), quando o monarca e sua esposa forem coroados, a instituição deve substituir a expressão “Camilla, a rainha consorte” para apenas “rainha Camilla”.
Segundo o jornal The Independent, a decisão foi proferida através de um mandado real divulgado nesta quarta-feira (3). A partir dessa ordem, todas as orações endereçadas à família real devem utilizar o termo “rainha Camilla”. Vale lembrar que, por ser rei, Charles também detém o posto de Governador Supremo da Igreja da Inglaterra.
O mandado real também altera o Livro de Oração Comum – que reúne preces usadas pelos anglicanos em suas congregações. Após as alterações, a oração passa a ser: “Deus Todo-poderoso, a fonte de toda a bondade, nós humildemente suplicamos ao Senhor que abençoe a Rainha Camilla, William o Príncipe de Gales, a Princesa de Gales, e toda a família real: Dote-os com vosso Espírito Santo, enriqueça-os com tua graça celestial, prospere-os com toda a felicidade, e traga-os para o teu reino eterno, através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.” (em tradução livre)
Desde o casamento de Charles e Camilla Parker Bowles, em 2005, sempre houve dúvidas sobre o título que ela usaria na realeza. Assessores chegaram a falar que ela queria ser conhecida como “princesa consorte” quando seu marido subisse ao trono. Foi só em fevereiro de 2022, meses antes de sua morte, que a rainha Elizabeth II bateu o martelo e pediu a todos que passassem a chamar a nora de “rainha consorte” quando Charles se tornasse rei.
Então, desde que Elizabeth faleceu, seu “sincero desejo” passou a ser adotado pela Coroa britânica… até agora. A primeira vez que o termo “rainha consorte” foi substituído por “rainha Camilla” foi recentemente, nos convites para a coroação. O Palácio de Buckingham aproveitou para expressar que a cerimônia de 6 de maio seria a oportunidade perfeita para começar a usar o novo título de Camilla Parker-Bowles. Com a nova ordem de Charles à Igreja, é exatamente isso o que deve acontecer.
A coroação de rei Charles III e da rainha Camilla se inicia neste sábado (6), às 7h do horário de Brasília.