Hugo Gloss

Rei Charles levará estoque do próprio sangue em viagem à Oceania; entenda

Charles

Charles

O Rei Charles viajará para a Oceania na próxima sexta-feira (18) e levará uma equipe médica e um estoque do próprio sangue, de acordo com informações do jornal The Times nesta segunda-feira (14). Esta será a viagem mais longa do rei desde que ele anunciou o seu diagnóstico de câncer, em fevereiro. Para cumprir a agenda, haverá uma pausa no tratamento de quimioterapia. O monarca será acompanhado pela esposa, a rainha Camilla.

Uma fonte do Palácio de Buckingham afirmou que, apesar do intervalo no tratamento, Charles “será monitorado de perto” e terá dois médicos à disposição. Ele ficará fora por 11 dias, sendo nove em ação e dois em viagem. A agenda foi elaborada para dar ao rei tempo para descansar e se recuperar das muitas horas de voo.

A viagem foi anunciada em julho, mas sem detalhar as datas. Na época, o palácio informou que o tempo foi reduzido, por conta da doença do monarca, excluindo a Nova Zelândia do roteiro. “Os médicos do rei aconselharam a evitar tal programa no momento, para dar prioridade à recuperação“, declarou.

É a primeira visita do rei à Austrália como chefe de estado, e ele deve discutir o futuro da monarquia no país. Anthony Albanese, o primeiro-ministro australiano, visa realizar um referendo para romper os laços com a família real britânica e tornar o país uma república.

Rei Charles e Camilla vão à Oceania. Será a primeira viagem longa do monarca após o diagnóstico de câncer, divulgado em fevereiro. (Foto: Getty)

O casal vai para Canberra, na Austrália, se reunir com membros do Jardim Botânico Nacional e discutir os impactos das mudanças climáticas. Cinco anos depois de incêndios devastarem regiões inteiras do país, eles vão debater as consequências com pesquisadores da Agência Nacional de Ciências. Já em Sidney, Charles e Camilla vão se encontrar com dois pesquisadores especializados em câncer de pele, Georgina Long e Richard Scolyer.

Partindo para Samoa, o casal vai se reunir com chefes de governo da Commonwealth, a organização composta por 56 países soberanos. Excluindo Togo, Gabão, Moçambique e Ruanda, todos compartilham laços com o Reino Unido. Charles também participará de eventos sobre sustentabilidade e biodiversidade, enquanto a rainha se concentrará em alfabetização, violência doméstica e abuso sexual.

Camilla está supostamente planejando uma folga com amigos esta semana, antes da viagem, enquanto Charles está passando a maior parte do tempo na Escócia para poupar energia. A última visita de um membro da família real à Austrália foi realizada por Elizabeth II, mãe de Charles, em 2011.

Sair da versão mobile