O motivo pelo qual Cristiano Ronaldo pinta as unhas do pé veio à tona nesta terça-feira (17). De acordo com a publicação The Athletic, do New York Times, o jogador de futebol teria aderido ao esmalte preto como proteção para que as unhas não quebrem em campo.
A atitude do atleta chamou atenção nas redes sociais depois que ele compartilhou uma foto com seu filho mais velho, Cristiano Júnior, de 15 anos, no domingo (15). Na imagem, os dois exibem os músculos enquanto posam numa academia. É possível reparar na coloração das unhas do jogador do Al Nassr.
De acordo com o jornal, a decisão não partiu de uma escolha estética, mas de uma dedicação extrema ao esporte. Cristiano teria se inspirado nos lutadores de MMA ao aderir à prática para proteger as unhas do pé de rachaduras ou até mesmo quedas durante as atividades esportivas intensas.
Além de fortalecer as unhas, o esmalte preto também as protege de fungos e bactérias. A alta temperatura e a umidade em tênis esportivos ou chuteiras de futebol podem favorecer a proliferação desses organismos nos pés dos atletas.

O suor dentro das meias pode trazer consequências desagradáveis a quem pratica esportes regularmente. “Com mais de 250 mil glândulas sudoríparas nos pés, uma pessoa produz, em média, cerca de 230 ml de suor por dia”, explicou a Dra. Helen Branthwaite, do Royal College of Podiatry, do Reino Unido, ao New York Times.
“Praticamente todas as infecções nas unhas dos pés vêm de infecções fúngicas da pele, comumente conhecidas como pé de atleta, que se espalham para a unha. Deixar essa infecção de pele sem tratamento é o maior fator de risco para o desenvolvimento de micose nas unhas”, acrescentou.
Segundo a especialista, uma boa higiene na região dos pés é a melhor proteção para as unhas. “Evitar andar descalço em áreas comuns, como vestiários, também reduz as chances de contrair a infecção”, finalizou.