Sandra Annenberg relembrou o momento em que sua fala no “Jornal Hoje“, da TV Globo, virou um meme atemporal. Para Klara Castanho, do podcast “Sem Nome Pod“, a jornalista explicou que precisou dizer “que deselegante” para não soltar um palavrão ao vivo. Nesta quarta-feira (20), ela abordou a situação em que a frase se tornou viral após Monalisa Perrone ser interrompida durante link no telejornal. Para Klara, Sandra também admitiu que nem sabia o que era meme na época.
Annenberg começou a entrevista contando que na ocasião, o então ex-presidente Lula (PT) estava hospitalizado para realizar a primeira sessão de quimioterapia para tratar do câncer na garganta. “O contexto pouca gente se lembra, e isso que é muito curioso. Era a primeira sessão de quimioterapia do ex-presidente Lula na época. A gente estava no ‘Jornal Hoje’ ao vivo, havia uma repórter na porta de hospital para dizer que o ex-presidente tinha dado entrada, que ia fazer a primeira sessão“, contou.
“E aí nós chamamos ao vivo a repórter e na hora que ela entrou e falou: ‘Estamos aqui ao vivo no hospital para acompanhar’. Veio um cara por trás e empurrou ela, e ela muito pequenininha, magrinha, voou. E na hora que aquilo aconteceu tiraram do ar, volta para o estúdio, tipo: ‘Se vira, é com você’“, narrou.
Nesse momento, Annenberg revelou que pensou em vários palavrões e tentou manter a postura no ar. “Eu fiquei olhando aquela situação, e eu fiquei pensando o que dizer. Aí tudo que vinha à minha cabeça só eram palavrões, tudo que eu pensava não dava para ser dito ao vivo, hora do almoço. [Pensei]: ‘Eu não posso ser deselegante com o telespectador’, [saiu o] ‘que deselegante’. Foi uma coisa que saiu daquele jeito, sem nenhuma intenção de nada, só para eu sair daquela situação constrangedora. E eu não sabia o que dizer. E quando eu saí do ar, eu soube que tinha virado trending topics“, disse. Assista:
Sandra Annenberg comenta frase que virou meme pic.twitter.com/XWMW87nP5V
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) September 22, 2023
Em outro momento, Klara perguntou: “Como foi virar um meme que a gente usa a todo momento? Passou pela sua cabeça depois de ter dito que se espalharia tanto assim?”. “Jamais passou pela minha cabeça, aliás, na época, eu nem sabia o que era meme. Acho que nem existia muito meme. Eu me lembro quando eu saí do ar depois de ter dito, e aí falaram: ‘Sandra, tá bombando. Você é trending topics’. E aí eu falei: ‘O que significa isso? Do que vocês estão falando?’. Eu fiquei lá em primeiro lugar, sei lá durante quanto tempo”, lembrou.
Após a repercussão, a comunicadora admitiu que aceitou o fato de ter viralizado, além de estar ciente que é propícia a virar meme em vários momentos. “Depois disso, comecei a achar engraçado, muito divertido. E hoje eu falo que sou um meme ambulante. Tudo que eu falo acaba de alguma forma originando alguma outra coisa, mas jamais foi proposital. E acho que se fosse, não viraria“, afirmou.
O surgimento do meme
Em 31 de outubro de 2011, Monalisa Perrone foi escalada para fazer a cobertura da entrada de Lula no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Quando Evaristo Costa e Sandra Annenberg chamaram a colega para dar informações sobre o presidente, Perrone foi surpreendida por dois homens. Eles empurraram a jornalista.
A conexão foi interrompida e o telespectador acompanhou a reação de Sandra e Evaristo. Posteriormente, Monalisa voltou a falar ao vivo e relatou que se assustou. Ela estava ao lado do colega José Roberto Burnier. “Levei um susto enorme, estou tremendo, não sei se consigo falar direito. Em 20 anos de profissão, isso nunca aconteceu. Um desrespeito enorme, mas TV ao vivo é assim mesmo”, disse na época.
Perrone passou a bola para Burnier, que prosseguiu com a transmissão. Antes de sair do ar, Annenberg chegou a deixar um recado para colega. “Nós só queremos agradecer seu profissionalismo, como sempre. Todos nós ficamos muito assustados, foi lamentável o ocorrido”, comentou Sandra.
Veja o episódio completo: