A musa Scarlett Johansson está cansada de ter que lidar com montagens pornôs que usam seu rosto. Em um desabafo ao jornal The Washington Post, a atriz de “Vingadores” e “Ela” revelou que a batalha judicial contra a disseminação desse tipo de imagens e vídeos para ela é inútil, mas alertou que conteúdos assim podem destruir a vida de outras mulheres.
Para Scarlett, não vale mais a pena lutar quando esse tipo de coisa acontece com ela. “Claramente, isso não me afeta tanto porque as pessoas entendem que não sou eu de verdade em um pornô, por mais que isso seja humilhante.” Em 2016, ela se viu em meio a uma notícia bastante curiosa: um robô em tamanho real com o rosto da atriz chamou a atenção da imprensa e levantou um debate sobre a objetificação de mulheres.
“Acredito que é uma batalha inútil, legalmente, principalmente porque a internet é um enorme buraco negro que se consome. Há coisas muito mais perturbadoras do que isso na internet, infelizmente. Acho que vai da luta de cada um por seus direitos sobre sua própria imagem, indenizações etc”, disse a intérprete da Viúva Negra. “É uma batalha inútil para mim, mas uma situação diferente para alguém que perde o emprego por ter sua imagem usada dessa forma.”
Outro problema na luta contra vídeos e imagens fakes com o rosto de pessoas reais são as diferentes leis em cada país. “Mesmo se você patenteia a imagem que pertence a você, as mesmas leis de direitos autorais podem não funcionar lá fora. Infelizmente, percorri esse caminho várias, várias vezes”, afirma.
“O fato é que tentar se proteger da internet e de sua depravação é basicamente uma causa perdida, na maior parte das vezes”, desabafa Scarlett. Ainda assim, ela incentiva todos a tomarem mais cuidado online, principalmente com senhas. “A verdade é que não há diferença entre alguém hackeando minha conta ou alguém hackeando a pessoa que está atrás de mim numa fila de mercado”.
*Leia também:
– Scarlett Johansson receberá salário milionário para filme solo da Viúva Negra, diz revista