Em junho deste ano, Sérgio Marone revelou ser ecossexual e deu o que falar na web. Hoje (8), durante sua passagem pelo São Paulo Fashion Week, o ator voltou a entrar em detalhes sobre o assunto, explicou o que é ecossexualidade e como ela se aplica em sua vida.
Em conversa com a Quem, Marone revelou o que a orientação engloba e como esse lifestyle funciona na prática. “A ecossexualidade é ter prazer com as coisas simples e essenciais da vida. Nós somos a natureza e, quando a gente se reconecta com ela, sente prazer ao abrir a janela e sentir uma brisa no rosto, tomar um banho no mar”, detalhou ele.
O ator ainda explicou com o que uma pessoa que se identifica como ecossexual sente prazer. “São coisa simples, que renovam, que reenergizam e que dão muito prazer para uma pessoa ecossexual”, continuou.
No papo com o veículo, Marona recordou que sua conexão com a ecossexualidade não é recente. Isso porque, em 2004, o ator interpretou Rafa na novela “Como Uma Onda”, personagem que, segundo ele, se encaixava no lifestyle. “Ele era uma mergulhador, um cara conectado com a natureza, e vivia boa parte do tempo debaixo d’água, em conexão com outro mundo”, recordou Sérgio.
Ao gshow, o artista explicou que o uso do termo ecossexual aconteceu “de caso pensado”. Dono de uma marca de beleza e atualmente envolvido com a moda, Marone quis “causar” para chamar atenção para uma boa causa. “O tempo inteiro a gente está fazendo escolhas e o tempo inteiro a gente pode escolher um futuro melhor! Eu acho que nada é mais importante do que isso hoje em dia. Estamos alinhados com os novos tempos, os novos tempos são sombrios e o futuro vai ser sombrio se a gente não mudar a forma de produção, a forma de consumo. Então, eu tento sempre causar com propósito”, começou ele.
“A parada do ecossexual, que ficou uma semana como o termo mais buscado na internet, por exemplo, foi estratégico, a gente fez um conteúdo no Instagram da minha marca. Eu me deparei com o termo, obviamente, antes disso, e levei pra equipe de marketing, falei: ‘Vamos fazer um post sobre isso, porque vai vingar. E viralizou para caramba!”, orgulhou-se o ator, que conquistou o efeito que desejava. “Foi uma estratégia de marketing, mas também pensado em fazer com que mais pessoas se identifiquem com o termo e até se envolvam mais com a causa ambiental!”, concluiu.
Em junho, ao portal Terra, Sérgio ainda confessou que se sentiu confuso pelo termo em um primeiro momento. “Quando ouvi esse termo a primeira vez, achei tão interessante. São pessoas que têm uma relação de amor com o planeta e eu me reconheço total com isso”, disse o ator e ativista. “De primeira também achei que tinha a ver com atração física, mas, não. É sobre se reconectar com a natureza. É justamente ter uma identificação com esse paraíso e tudo que ele nos proporciona”, complementou.
Ao portal, Marone também falou sobre suas preferências na hora de se relacionar com outras pessoas, considerando sua ecossexualidade. “E eu acho tão sexy quem tem consciência, quem tem responsabilidade com nosso planeta. Não tem nada que me tire mais o tesão de que alguém que joga lixo no chão, que não recicla em casa, que é uma coisa tão básica”, disse ele.
O que significa ser “ecossexual”?
Pessoas ecossexuais nutrem uma relação afetiva, de respeito e amabilidade com a Terra, e as consideram sua parceira íntima. De acordo com o Manifesto Ecossexual, escrito pelo casal de ativistas Beth Stephens e Annie Sprinkle, essa relação pode envolver conexões mais profundas de intimidade. “Abraçamos árvores descaradamente, massageamos a terra com os pés e conversamos eroticamente com as plantas […]. Fazemos amor com a Terra através dos nossos sentidos”, diz um trecho do Manifesto, que também reforça que “para alguns de nós, ser ecossexual é uma identidade (sexual) primária, enquanto para outros não é. Podem ser LGBTQ+, heterossexual, assexual e outros”.
A ecossexualidade também prevê a adoção de práticas diárias de sustentabilidade e ativismo. No caso do ator, não há atração física, mas uma relação genuína de amor com o planeta.