O ator Sérgio Marone revelou ser ecossexual em entrevista ao portal Terra, nesta quinta-feira (15). Durante a inauguração de sua loja física de cosméticos naturais, em São Paulo, o ex-global comentou sobre suas preferências e o motivo da identificação.
“Quando ouvi esse termo a primeira vez, achei tão interessante. São pessoas que têm uma relação de amor com o planeta e eu me reconheço total com isso”, disse o ator e ativista. “De primeira também achei que tinha a ver com atração física, mas, não. É sobre se reconectar com a natureza. É justamente ter uma identificação com esse paraíso e tudo que ele nos proporciona”, complementou.
Ao portal, Marone também falou sobre suas preferências na hora de se relacionar com outras pessoas, considerando sua ecossexualidade. “E eu acho tão sexy quem tem consciência, quem tem responsabilidade com nosso planeta. Não tem nada que me tire mais o tesão de que alguém que joga lixo no chão, que não recicla em casa, que é uma coisa tão básica”, disse ele.
O que significa ser ‘ecossexual’?
Pessoas ecossexuais nutrem uma relação afetiva, de respeito e amabilidade com a Terra, e as consideram sua parceira íntima. De acordo com o Manifesto Ecossexual, escrito pelo casal de ativistas Beth Stephens e Annie Sprinkle, essa relação pode envolver conexões mais profundas de intimidade. “Abraçamos árvores descaradamente, massageamos a terra com os pés e conversamos eroticamente com as plantas […]. Fazemos amor com a Terra através dos nossos sentidos”, diz um trecho do Manifesto, que também reforça que “para alguns de nós, ser ecossexual é uma identidade (sexual) primária, enquanto para outros não é. Podem ser LGBTQ+, heterossexual, assexual e outros”.
A ecossexualidade também prevê a adoção de práticas diárias de sustentabilidade e ativismo. No caso do ator, não há atração física, mas uma relação genuína de amor com o planeta.