Shakira abriu o jogo sobre as mudanças em sua vida pessoal e profissional após a separação de Gerard Piqué. Em nova entrevista para a Billboard, a cantora revelou o quanto o seu relacionamento estava atrapalhando a sua carreira, que voltou a ascensão após o sucesso da colaboração com Bizarrap, “Bzrp Music Sessions Vol. 53”.
Carreira como terceira prioridade durante o casamento
A estrela colombiana teve a vida revirada de cabeça para baixo nos últimos 14 meses, em decorrência do fim do relacionamento de mais de uma década com o astro do futebol, com quem teve dois filhos: Milán, de 10 anos, e Sasha, de 8 . “Ainda estou em um período de reflexão”, disse ela. “Ainda estou exorcizando alguns demônios. A última coisa que me resta”, acrescentou com uma gargalhada.
Em meio às acusações de infidelidade por parte de Piqué, a artista usou da situação como um motivo para retornar a musica. De acordo com ela, a sua carreira foi deixada de lado durante o relacionamento com o jogador. “Bem, a questão é que eu estava dedicada a ele. Para a família, para ele. Foi muito difícil para mim acompanhar minha carreira profissional enquanto estava em Barcelona. Foi complicado logisticamente conseguir um colaborador lá. Tive que esperar que as agendas coincidissem ou que alguém tivesse a disponibilidade de vir”, explicou Shakira .“Eu não poderia deixar meus filhos e simplesmente ir a algum lugar para fazer música fora da minha casa. Foi difícil manter o ritmo. Às vezes eu tinha ideias que não conseguia bloquear”, completou.
Ao ser questionada se tinha vontade de lançar novos trabalhos enquanto estava em Barcelona, Shakira disse que a prioridade naquele momento era viver aquela fase com a família. “Minha prioridade era minha casa, minha família. Eu acreditava em ‘até que a morte nos separe’. Eu acreditei nesse sonho e tive esse sonho para mim, para os meus filhos. Meus pais estão juntos, não sei, há 50 anos, e se amam como no primeiro dia, com um amor único e irrepetível. Então eu sei que é possível […] E sempre foi meu exemplo. Era o que eu queria para mim e para os meus filhos, mas não aconteceu. Se a vida te dá limões, você tem que fazer limonada. É isso que estou fazendo: fazer limonada”, respondeu a estrela.
Após o divórcio, a cantora lançou o single “Bzrp Music Sessions, Vol. 53” com o DJ argentino Bizarrap, faixa que apresenta uma letra recheada de diretas para o ex-marido. Além de alcançar o segundo lugar na Billboard Global 200 e se tornar a primeira vocalista feminina a estrear no top 10 do ranking com uma faixa em espanhol, Shakira ainda emplacou a parceria “TQG”, com Karol G, no top 10 do Hot 100.
Shakira não recebeu apoio da equipe para lançar o hit “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”
Apesar do sucesso de “Sessions”, nem sempre a equipe da cantora apoiou o lançamento da faixa. “Quando fiz ‘Sessions’, as pessoas da minha equipe disseram: ‘Por favor, mude isso. Nem pense em lançar essas letras. E eu disse: ‘Por que não?’ Não sou diplomata nas Nações Unidas. Sou uma artista e tenho o direito de trabalhar minhas emoções através da minha música. É a minha catarse e a minha terapia, mas também é a terapia de muitas pessoas”, explicou Shakira.
“Sei que sou a voz de muitas pessoas e não estou sendo pretensiosa, apenas realista. Empresto minha voz a muitas mulheres que talvez também quisessem dizer as mesmas coisas que eu disse e talvez não tenham tido validação para fazer isso. Acho que músicas como a sessão do Bizarrap ou como a que fiz com a Karol deram a muitas mulheres força, auto-capacitação, autoconfiança e também o apoio para expressarem e dizerem o que precisam dizer”, disse a cantora.
Mudanças na vida profissional e pessoal
Shakira explicou que a sua mudança para Miami a ajudou a se dedicar completamente à música: “Neste momento tenho uma ideia e posso colaborar imediatamente com quem eu quiser. Algo inevitável em Miami, Los Angeles, nos EUA em geral é que tenho o apoio logístico e técnico, os recursos, as ferramentas, as pessoas. Morando na Espanha, tudo isso ficou em espera. É por isso que minha carreira era uma terceira prioridade“.
Por fim, a artista também desabafou sobre a dificuldade em conciliar a vida profissional e a pessoal: “A última vez que lancei um álbum foi há seis anos. Agora posso lançar músicas em um ritmo mais rápido, embora às vezes eu ache que ser mãe solteira e o ritmo de uma estrela pop não são compatíveis. Tenho que colocar meus filhos na cama, ir para o estúdio de gravação; tudo é difícil. Quando você não tem um marido que possa ficar em casa com os filhos, é um malabarismo constante, porque gosto de ser uma mãe presente e preciso estar presente em todos os momentos com meus filhos […] E além disso, tenho que ganhar dinheiro”.