Neste sábado (17), o Brasil perdeu um dos maiores ícones da televisão, Silvio Santos, o apresentador e proprietário do SBT. Sua morte gerou grande comoção e trouxe à tona diversas curiosidades sobre sua vida, incluindo um motivo peculiar pelo qual ele raramente concedia entrevistas.
De acordo com o jornal O Globo, Silvio Santos evitou entrevistas e manteve distância dos jornalistas por décadas. Mesmo o renomado Jô Soares recebeu um “não” quando ainda apresentava o “Programa do Jô” na TV Globo. O motivo para essa postura? A “profecia” de uma vidente norte-americana.
Segundo a publicação, a vidente teria alertado Silvio de que, caso ele aparecesse em um filme, escrevesse um livro ou concedesse uma entrevista, ele morreria “no dia seguinte”. Por isso, Silvio decidiu evitar essas situações durante toda a sua vida.
Silvio Santos não teve velório
Essa, no entanto, não era a única peculiaridade do apresentador. Silvio foi diferente até mesmo em sua despedida. Após seu falecimento, a família Abravanel confirmou em carta ao público que não haveria velório público para o ícone da TV.
Santos pediu para ser levado direto ao cemitério, para uma cerimônia judaica de despedida. O apresentador destacou, ainda, que a família “não explorasse sua passagem”, pois “gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”. Leia a carta na íntegra.
O pedido foi respeitado e o apresentador foi sepultado em São Paulo, hoje (18), no Cemitério Israelita do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com a tradição judaica, os enterros devem ocorrer o mais rapidamente possível.
No entanto, devido ao Shabat — o dia de descanso judaico que vai do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado — não é permitido realizar cerimônias funerárias durante esse período. Por isso, o enterro de Silvio Santos foi realizado na manhã de domingo. De acordo com a assessoria do SBT, o sepultamento começou logo pela manhã, por volta das 6h, e terminou às 9h50.
Falecimento
A morte de Silvio Santos foi anunciada neste sábado (17). O ícone da TV partiu aos 93 anos, em São Paulo. Seu falecimento foi confirmado pelo SBT, em nota nas redes sociais.
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial”, diz o comunicado da emissora.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Após a nota, detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador foram revelados, bem como a causa da morte. Segundo boletim do Hospital Albert Einstein, onde Silvio estava internado desde o dia 1º, ele faleceu às 4h50 da manhã, devido ao quadro de broncopneumonia.