Neste sábado (17), após a notícia da morte de Silvio Santos, a família Abravanel afirmou que não haverá velório para o ícone da TV. Leia a carta na íntegra:
CARTA FAMÍLIA ABRAVANEL
Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel
SBT comunica a nota oficial da Família Abravanel sobre a morte de Silvio Santos. pic.twitter.com/z08rz7diWn
— Central Reality (@centralreality) August 17, 2024
Falecimento
A morte de Silvio Santos foi anunciada neste sábado (17). O ícone da TV partiu aos 93 anos, em São Paulo. Seu falecimento foi confirmada pelo SBT, em nota nas redes sociais.
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial”, diz o comunicado da emissora.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Após comunicado, detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador foram revelados, bem como a causa da morte. Segundo boletim do Hospital Albert Einstein, onde Silvio estava internado desde o dia 1º, ele faleceu às 4h50 da manhã, devido ao quadro de broncopneumonia. Leia a nota na íntegra:
“São Paulo, 17 de agosto de 2024 – O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).
O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda”.
Em julho, o dono do SBT foi internado no mesmo hospital para tratar de um quadro de H1N1. O caso foi confirmado pelo canal em 18 de julho. Dois dias depois, Silvio teve alta. Entretanto, ele voltou a ser internado há alguns dias, antes do anúncio de sua partida. De acordo com a equipe de Silvio, ele havia sido hospitalizado para realizar exames de imagem.
O comunicador estava afastado da TV desde setembro de 2022, quando contraiu Covid-19. Na época, mesmo após se reestabelecer, Silvio preferiu se manter longe dos estúdios do SBT e dos holofotes. O programa, que carrega seu nome, vinha sendo apresentado por Patrícia Abravanel, sua filha de número 4. Já a filha número 3, Daniela Beyruti, assumiu a vice-presidência do canal, que por décadas teve Silvio, no controle das principais decisões.