Nesta terça-feira (29), Sonia Abrão se tornou oficialmente ré no processo criminal de injúria e difamação movido por Patrícia Poeta. Segundo o jornalista Lucas Pasin, do UOL, a juíza Roberta de Toledo Malzoni Domingues acatou a queixa-crime apresentada pela global, apontando a existência de “provas de materialidade”.
Sonia foi intimada e tem o prazo de dez dias para responder à acusação por escrito. A Justiça de São Paulo também prevê o agendamento de uma audiência de instrução e julgamento. Poeta ainda processou o colunista Alessandro Lo-Bianco, colega de bancada de Sonia Abrão no “A Tarde é Sua“. A defesa de Patrícia afirmou que reuniu declarações e ofensas pessoais divulgadas na televisão e em redes sociais pelos acusados.
No início do mês, durante a audiência de conciliação, as apresentadoras não chegaram a um acordo judicial, já que a contratada da Rede TV! decidiu não se redimir pelos comentários. Se condenados, Abrão e Lo-Bianco podem ser punidos com pena de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, a pena pode ser convertida em prestação de serviços à população.
O advogado André Perecmanis, que representa a global, celebrou a decisão da magistrada. “A decisão proferida reforça, a nosso ver, o que temos dito desde o primeiro momento: não se pode confundir liberdade de imprensa com liberdade de ofensa”, disse, por meio de nota. Enquanto isso, a defesa de Sonia Abrão optou por não se manifestar.
Briga na Justiça
Durante o “Encontro“, em abril deste ano, Poeta interrompeu uma fala de Manoel Soares ao vivo. O registro viralizou nas redes sociais e ela emitiu uma nota explicando o que teria acontecido. “Foi uma casualidade, das várias, que podem acontecer num programa ao vivo. Estava tendo dificuldade com uma nova tecnologia e estava procurando ajuda para fazer acontecer. Tanto que no momento que percebi o que tinha acontecido, imediatamente já me desculpei. Coisas de programa ao vivo“, disse.
No mesmo dia, Sonia Abrão fez uma publicação no Instagram compartilhando o vídeo do momento e criticando a jornalista. “Grossa! Mal educada! Que absurdo! Quanto desrespeito com um colega. Depois, ela diz que é tudo invenção da imprensa! Manoel Soares dá de 10 a 0 nela pelo talento e profissionalismo com que segura essa humilhação há mais de um ano. Ninguém merece uma coisa dessas! Volta, Fátima. Ela podia fazer corpo mole no ‘Encontro’, mas nunca, em 10 anos no ar, destratou colegas assim! Quanto recalque da Poeta com o Manoel. Imperdoável“, escreveu.
Em maio, Patrícia entrou com uma ação contra Sonia. A apresentadora da TV Globo questionou a declaração de Abrão, e a acusou de injúria e difamação.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram