Dois suspeitos pelo assassinato de Takeoff foram presos nos Estados Unidos, cerca de um mês após a morte do rapper. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira (2), durante uma coletiva de imprensa da Polícia de Houston, no Texas. O músico tinha 28 anos.
As autoridades já haviam pedido ajuda de testemunhas para identificar os responsáveis pelo caso, e agora dois suspeitos terão de responder pelo crime. Patrick Xavier Clark, de 33 anos, foi acusado de homicídio e preso nesta quinta-feira (1º), exatamente um mês após a fatídica noite. Cameron Joshua, de 22 anos, foi detido sob a acusação de porte ilegal de arma.
Durante a coletiva, o sargento Michael Burrow afirmou que o tiroteio aconteceu depois de uma disputa sobre um jogo de dados. “A investigação ainda está em andamento. Nós ainda temos muitas pessoas que estamos tentando localizar e conversar… Mas posso dizer a vocês, para confirmar algumas especulações que estavam por aí: o evento era uma festa particular. Houve um lucrativo jogo de dados que aconteceu no evento. Houve uma discussão que aconteceu depois, do lado de fora da pista de boliche, que culminou no tiroteio”, explicou.
Segundo o policial, as imagens das câmeras de segurança, os registros de áudios e vídeos de celulares, assim como as evidências físicas, a reconstrução do tiroteio, e as evidências balísticas levaram à acusação e à prisão de Clark. O sargento, no entanto, deixou claro que Takeoff não estava envolvido no jogo, nem na confusão do lado de fora, muito menos estava armado. “Ele era um espectador inocente”, pontuou o agente.
O chefe da Polícia, Troy Finner, mencionou que Takeoff estava “definitivamente no lugar errado, na hora errada”. Segundo ele, Patrick estava em posse da arma durante o ocorrido que resultou na morte do rapper. “Ele está sob custódia, está preso e recebeu as acusações… Ainda há trabalho a ser feito sobre isso”, declarou ele, que também ressaltou a inocência do músico. “Nós perdemos um bom homem”, afirmou. “Todo mundo, as centenas de pessoas com quem falei, falaram do quanto ele era um indivíduo excelente”.
Assista ao vídeo abaixo:
Mayor Sylvester Turner & Chief @TroyFinner provides an update in the fatal shooting of Kirsnick Khari Ball (Takeoff). https://t.co/0YAEbw91tR
— Houston Police (@houstonpolice) December 2, 2022
Takeoff, cujo nome verdadeiro era Kirshnik Khari Ball, foi morto a tiros no dia 1º de novembro, aos 28 anos. O astro estava em uma festa particular em Houston, nos Estados Unidos, com Quavo, seu parceiro musical do grupo Migos. O rapper foi a única vítima fatal do incidente, mas outras duas pessoas também foram feridas, segundo a Associated Press.
No mesmo dia, o chefe de polícia de Houston já havia dito que pelo menos dois atiradores, que tinham “por volta de 20 anos”, foram os responsáveis pelo ataque. Ele adicionou que a polícia não tinha nenhum indício de que Takeoff estivesse envolvido em “atividades criminais” no momento, e anunciou que as autoridades já tinham reunido muitas pistas sobre o caso.
Um vídeo divulgado pelo TMZ também mostrou os últimos momentos de Takeoff. As imagens registraram como Quavo estava numa discussão acalorada momentos antes do incidente, cara a cara com um grupo do lado de fora do boliche. Takeoff e outros colegas estavam logo atrás do músico. Na gravação, foi possível ouvir uma discussão sobre jogar basquete, quando alguém disse: “Eu não me jogo assim!”. O debate durou cerca de 30 segundos, até que surgiu o primeiro disparo. Assista ao vídeo abaixo:
[Atenção! Imagens fortes]
Pouco depois, as autoridades revelaram a causa da morte de Takeoff. De acordo com um relatório preliminar de autópsia do Instituto de Ciências Forenses do Condado de Harris, divulgado pelo Los Angeles Times, o músico morreu por conta de “ferimentos de bala disparados em sua cabeça e no tronco” às 2h30 da manhã de terça (1º). Alguns dias depois, o rapper foi velado num grande evento, em Atlanta, que contou com apresentações e homenagens de Justin Bieber, Chlöe Bailey, Yolanda Adams, e Drake.