Tirullipa faz desabafo após ter circo destruído por incêndio e detalha prejuízo milionário: “Não sobrou nada”; assista

Humorista detalhou perdas milionárias, relembrou trajetória e fez apelo por apoio à cultura circense após tragédia

Um incêndio atingiu o Circo do Tirú, em Natal (RN), na madrugada desta segunda (11). Tirulipa falou ao vivo sobre o ocorrido, confirmou que ninguém ficou ferido e comentou o impacto da destruição do espaço onde aconteciam os espetáculos.

Na madrugada desta segunda-feira (11), o “Circo do Tirú” foi atingido por um incêndio em Natal (RN). Imagens que circulam nas redes sociais mostram as tendas sendo consumidas pelas chamas e a estrutura metálica exposta após o fogo. Na tarde desta segunda-feira (11), Tirullipa conversou ao vivo com o programa “Fofocalizando” e desabafou sobre o ocorrido.

Segundo ele, o incêndio começou por volta das 3h da manhã e, em cerca de dez minutos, já havia tomado conta da tenda. A causa, no entanto, ainda não foi identificada. “A gente está conseguindo as imagens das câmeras da arena. O pessoal da técnica está fazendo a perícia para a gente entender. (…) Mas, de fato, a gente ainda não sabe de nada. Ninguém sabe de onde veio”, afirmou.

“É um momento muito difícil. Eu sempre venho aqui brincando e levando alegria para os outros. Hoje estou baqueado, estou derrubado mesmo. Hoje o palhaço perdeu a graça”, desabafou, visivelmente abatido.

Continua depois da Publicidade

O humorista confirmou que o fogo destruiu o picadeiro ao longo da madrugada, mas, felizmente, ninguém se feriu. “A gente está muito triste, porque foi um investimento muito alto. Quem vai ao meu circo sabe da excelência que eu costumo trabalhar (…) Foram 30 anos de carreira juntando dinheiro para investir aqui dentro. Eu coloquei tudo aqui”, disse.

Segundo Tirulipa, a trupe é formada, em grande parte, por amigos de longa data. “Apostei em amigos que já estavam esquecidos também da arte, que já estavam trabalhando em outros setores, eu tirei eles de lá. São mais de 80 famílias aqui, são mais de 100 famílias que sobrevivem do espetáculo, que sobrevivem do circo. E eu trouxe essas famílias para dentro do meu circo, trazendo como se fossem minhas famílias também. É o que me move ainda a continuar”, destacou.

Ao chegar ao local, o artista contou que tudo já havia sido consumido pelo fogo. O prejuízo, segundo ele, é milionário. “Todo o meu investimento… Só de LED, eram cerca de R$ 7 ou R$ 8 milhões. Eu trouxe projeções como as do castelo da Disney para dentro do circo. Tudo foi danificado: luz, iluminação, lona… Não sobrou nada. Ficaram apenas os ferros. O investimento passa de R$ 10 milhões, podendo chegar a R$ 13 milhões”, revelou.

Apesar da destruição, Tirulipa ressaltou o alívio por não haver vítimas. “O pior não aconteceu, que é o que me deixa feliz, ver as pessoas vivas aqui, elas dando a mão umas para as outras e dizendo assim: ‘Estamos juntos, a gente vai reconstruir tudo de novo, a gente está com você, você apostou na gente, a gente vai apostar em você, a gente vai junto, nem que a gente faça o show em praça, nem que a gente faça o show em esquina, mas estar junto com você’. Isso foi o que me moveu, isso foi o que me fez acreditar cada vez mais e não desistir”, declarou.

Ele também relembrou que o pai, o comediante Tiririca, enfrentou uma situação semelhante no início da carreira. “Eu estou trazendo essa força do meu pai, né? Se aconteceu isso com ele, quando ele não era nada, quando eu não tinha perspectiva de vida nenhuma, quem sou eu para desistir agora?”, afirmou.

Determinado, Tirulipa garantiu que seguirá com o projeto. “Eu não vou desistir, falei para o meu pai, o legado dele vai continuar porque é por nós, é por mim e para o circo. Eu nasci no circo, eu vim disso aqui e é disso aqui que eu vou fazer muita gente sobreviver ainda e muita gente feliz. A gente restaura vidas aqui dentro, a gente faz pessoas saírem da depressão aqui dentro, a gente faz pessoas se curarem das crises de ansiedade. É para isso que serve o circo”, disse.

Continua depois da Publicidade

Por fim, o artista fez um apelo às autoridades: “Então, eu quero também fazer um apelo a todos os governantes do Brasil. Apoie mais o circense, tire esse preconceito com o circo, ajude mais o circense, deixe um lugar para a gente. Quando a gente chegar na cidade, que esteja um lugar reservado para o circo, para a cultura circense, sabe? Tenha um lugar que tenha água, que tenha luz, trate bem o circense, porque a vida de circo não é fácil, né?”.

Mais cedo, em nota, a equipe do humorista classificou o episódio como um dos mais “tristes” e “difíceis” da trajetória do projeto. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros após cerca de 60 minutos de combate, e uma investigação foi instaurada para apurar as causas do incêndio.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques