Nesta segunda-feira (10), Tom Holland fez um desabafo sincero sobre sua luta contra o alcoolismo. Em participação no podcast de Jay Shetty, o ator lembrou o pior momento de seu vício, quando se tornou “escravo” do álcool. Tom ainda explicou o que o fez mudar de rumo e adotar a sobriedade, há cerca de um ano e meio.
“Eu estava definitivamente viciado em álcool, não vou me esconder disso”, admitiu Holland. “Acho que todo mundo que bebe cerveja diariamente tem algum tipo de problema. Eu bebia até chegar no meu limite. Aí você chega naquele ponto em que diz: ‘Nossa, eu não deveria ter tomado aquela última’. Então você acorda no dia seguinte com uma dor de cabeça horrível”, continuou.
O astro de “Homem-Aranha” também contou como resolveu parar com a bebida. “Eu não acordei um dia e disse: ‘Eu vou parar de beber’. Eu apenas, como muitos britânicos, tive um dezembro muito, muito embriagado, época de Natal, eu estava de férias, estava bebendo muito. Decidi parar em janeiro, queria apenas fazer um janeiro ‘seco’, mas tudo em que pensava era em beber”, lembrou.
Segundo o ator, ele ficou assustado com o pensamento e decidiu continuar travando a batalha contra o vício. “Eu estava acordando pensando nisso, olhando o relógio: ‘Já é meio dia?’. E isso realmente me assustou. Eu pensei: ‘Nossa, talvez eu tenha um pouco de problema com álcool’. Então eu meio que decidi apenas me punir e parar em fevereiro também, tirando alguns meses de ‘folga’. Se eu conseguisse, poderia provar a mim mesmo que não tenho nenhum problema”, explicou.
A falta da bebida acabou impactando sua vida pessoal e social, já que como consequência ele se afastou dos amigos: “Eu não me via indo [a um evento] e ficando sem beber, por causa do estresse, mas aí, depois de um tempo, falei: ‘Cara, você precisa dar um jeito’. Eu não podia ficar em casa o tempo todo, precisava sair e curtir a vida. E se você só está curtindo com a bebida, então você tem um problema real”.
“Por que me tornei escravo da bebida? Por que estou tão obcecado em beber? Eu ia a eventos de trabalho, mas pensava: ‘Não consigo me divertir a menos que beba uma cerveja’, era muita pressão”, acrescentou.
No bate-papo, Tom contou que no momento em que percebeu que conseguia ficar sem o álcool, decidiu continuar tentando. “Quando cheguei em 1º de junho, era o dia mais feliz da minha vida”, afirmou. Mais de um ano após a decisão, o ator apontou as melhorias que percebeu por cortar a bebida. “Eu consigo dormir melhor, eu consigo lidar melhor com os meus problemas. Coisas que poderiam dar errado em um set, coisas que poderiam me irritar, eu passei a encarar melhor. Tenho uma clareza mental maior. Passei a me sentir mais saudável, a me sentir mais apto”, disse.
Por fim, o ator afirmou que atualmente não pensa em bebida, já que encontrou “substitutos” mais saudáveis, incluindo uma “uma cerveja cheia de eletrólitos”. Apesar disso, Holland deixou claro que não está tentando impor um estilo de vida diferente para ninguém. “Se eu pudesse incentivar alguém a beber menos, seria ótimo. Mas não quero ser a pessoa que diz: ‘Você precisa parar de beber’. Porque não cabe a mim dizer isso”, concluiu.
Assista à entrevista completa: