Taís Araújo e Lázaro Ramos abriram as portas de seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro, após um ano de reformas. Em entrevista à Casa Vogue, o casal revelou detalhes do processo de transformação do imóvel, que agora é o “lar dos sonhos” dos atores.
Segundo Ramos, mesmo após 20 anos juntos, esta foi a primeira vez que enfrentaram um projeto de reforma tão abrangente.
“Moramos em diversos lugares e nunca quisemos encarar uma obra longa. Fazíamos apenas intervenções pontuais. O problema é que os espaços não ficavam com a nossa cara”, contou Lázaro. “Apesar de ser quase tudo novo, a gente se reconhece em cada canto, pois pensamos os ambientes juntos e trouxemos objetos e obras de arte ligados à nossa história”, complementou Taís.
A reforma do apartamento, que é de origem dos anos 1950, começou em dezembro de 2020, quando Taís e Lázaro decidiram deixar a casa em que moravam há cerca de dez anos. “Ela demandava muita manutenção e percebemos que não queríamos seguir nesse esquema. Trabalhamos demais, passamos muito tempo viajando e precisávamos simplificar a rotina”, admitiu a atriz.
Com a decisão tomada, o casal optou por mudar para um apartamento. Embora tivessem clareza sobre o tipo de imóvel, ainda não sabiam exatamente quais características seriam essenciais no “lar ideal”.
Eles começaram a procurar um imóvel para alugar como “teste” e logo encontraram um apartamento que atendia a todos os requisitos: amplitude, pé-direito alto, área social com janelas de ponta a ponta e muita luz natural.
Araújo e Ramos moraram nesse espaço por dois anos antes de finalmente fecharem o negócio para comprar o apartamento. “A gente sabia que tinha encontrado nosso lar”, afirmou o ator.
A próxima missão foi adaptar o novo espaço ao estilo de vida da família. A reforma, que teve início em 2023, durou cerca de um ano e foi comandada pelas arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, do escritório Escala Arquitetura.
Enquanto a obra acontecia, Taís, Lázaro e os filhos se mudaram para um apartamento vago no andar de cima. A renovação incluiu a reestruturação completa do imóvel devido à sua “idade”. “Além disso, nossa experiência de quase três anos morando aqui ajudou a entender como gostaríamos de usar os ambientes”, pontuou Lázaro.
Segundo o ator, um dos principais objetivos foi integrar a cozinha à sala, para aproximar a família e os amigos durante os encontros. O escritório também passou por mudanças para ficar mais iluminado e organizado.
“Também sugeri uma área com plantas e um deque elevado para contemplar a vista. Esse lado da varanda virou uma espécie de palco, elemento adequado a uma casa de atores”, explicou o artista. “O resultado ficou ótimo porque contempla os dois aspectos que queríamos, o tranquilo e o festivo”, ressaltou.
Para Taís, as prioridades eram outras. Ela queria mudar o seu camarim para um local mais afastado dos quartos. “Recebo cabeleireiro, maquiador e stylist com frequência. Os profissionais não ficavam à vontade para entrar na ala íntima, e Lázaro sofria com a ausência de privacidade”, refletiu a atriz.
O casal se envolveu pessoalmente em cada detalhe do projeto, garantindo que tudo atendesse às necessidades da família. “Planejamos tudo a oito mãos. Como eles não tentam copiar ninguém e têm a cabeça aberta, para nós foi um processo prazeroso”, destacou a arquiteta Patricia Landau.
Os atores optaram por tecidos naturais e texturas que proporcionam aconchego, além de uma paleta de cores com tons terrosos e rosados, com pinceladas de verde e azul. As cores das pedras que compõem o piso de granilite da cozinha também estão alinhadas com o olhar estético do casal. “Quisemos nos dar o presente de ter a morada dos nossos sonhos. Afinal, merecemos”, disse Taís.
Outro ponto de destaque foi o deque da varanda: “Chamo de ‘palquinho’, virou meu ambiente preferido, um ponto de contemplação”, confessou Lázaro.
Por fim, Araújo e Ramos revelaram que o desejo é ver a casa cheia de familiares e amigos. Por isso, criaram espaços que favorecem a convivência, mas ao mesmo tempo prezam pelos momentos de calmaria. “O resultado ficou ótimo porque contempla os dois aspectos, o tranquilo e o festivo. Podemos fechar os ambientes para garantir o sossego ou abri-los para celebrar”, elogiou Lázaro.
Assista ao tour completo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques