Hugo Gloss

Vera Fischer reclama de postura de Xuxa durante gravação de longa: ‘Nem olhou na minha cara’

Dona de um currículo precioso na TV, no teatro e no cinema, Vera Fischer hesita em dizer que seu último longa tenha sido “Xuxa e os Duendes 2 – No Caminho das Fadas”, de 2002. Além de tratar-se de uma participação pequena, a experiência também não foi nada agradável de acordo com a veterana. Em entrevista concedida ao UOL, a atriz conta que até tentou recusar o papel de Rainha Dara, uma espécie de mãe dos duendes.

Eu estava fazendo a novela ‘Laços de Família’, o diretor era o Rogério Gomes, que também estava dirigindo o filme da Xuxa, e insistiu para que eu fizesse uma participação, disse que seria um ou dois dias apenas e eu estava num sítio perto de onde aconteciam as filmagens. Eu estava super queimada de sol, marrom, e perguntei como poderia fazer uma fada, mas ele disse que tudo bem, insistiu, eu topei e fui“, lembra Fisher.

Ao chegar no set de filmagens, no entanto, a atriz já teria motivos para se arrepender. “A Xuxa nem olhou na minha cara. Tive que usar aquelas orelhas de elfo, peruca e lente branca. Quando me olhei tomei um susto, parecia o monstro das trevas. Fiquei horrorizada com o jeito que a Xuxa tratava os atores, dando ordens o tempo todo, ‘faz isso, faz aquilo’. Eu até perguntei para o Rogério sobre isso, afinal ele era o diretor, mas ele disse que não podia fazer nada porque ela era também a produtora do filme“, expõe.

Xuxa e Vera sorriem para fotos no set do longa (Foto: Reprodução / Revista Caras)

Uma possível rusga entre as duas estrelas teria raiz em outra produção cinematográfica, o premiado e polêmico drama de 1982, “Amor Estranho Amor”. No longa – estrelado por ambas, junto a nomes fortes como Tarcísio Meira, a apresentadora, ainda com 17 anos, aparecia nua seduzindo um menino de 12 anos. Em 1991, Xuxa inclusive conseguiu na justiça, que a comercialização do filme fosse proibida. Vera define a decisão como “um desrespeito a todos que trabalharam no longa“.

Caso desconsidere-se o filme dos Duendes, Fischer já ultrapassa mais de duas décadas longe do cinema. Sua experiência anterior havia sido em “Navalha na Carne”, de 1997. A atriz é direta sobre o hiato: “O cinema tomou outro rumo e não fui mais convidada, a verdade é essa. Em todas as áreas existem turmas, mas eu sempre fui muito livre e fiquei fora dessas turminhas do cinema. Tive até alguns convites, mas que não acrescentavam em nada“.

A global, no entanto, deve voltar em breve às telonas no papel de Gilda, uma escritora sofrida e controversa, que decide passar suas memórias à limpo em “Quase Alguém”, de Daniel Ghivelder.  “Retoma um cinema existencial que pode funcionar aqui, na Suécia, na Alemanha, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar do mundo“, conclui.

 

Sair da versão mobile