Os irmãos João Guilherme e Zé Felipe se reuniram na fazenda Talismã, no município de Jussara, em Goiás, para celebrar o aniversário de 60 anos do pai, o cantor Leonardo. No entanto, a web apontou que o encontro teria rendido uma provocação política entre os dois, que acabou viralizando nas redes sociais.
Em um vídeo que circulou no Twitter, João e Zé aparecem dançando lado a lado durante a celebração. Em certo ponto, o mais novo se vira em direção ao celular que registrava o momento e faz o gesto do ‘L’ com a mão, comumente usado como referência ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, ele se vira em direção a Zé Felipe e repete o gesto, aproveitando para apertar o nariz do rapaz.
Ao notar o símbolo feito pelo irmão, o sertanejo rebate com o 22, bem próximo ao rosto de João. O número é normalmente ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ator então recua e faz um ‘não’ com as mãos, antes de esboçar outro número com os dedos, mas a gravação é interrompida. Atrás das câmeras, é possível ouvir Virgínia Fonseca dizendo: “Que é isso, João Guilherme? O que é isso, gente?”.
A publicação não está mais disponível nas redes de Virgínia. Assista abaixo:
joão guilherme metendo um L na cara do zé felipe e ele fazendo o 22 🗣️🗣️🗣️ pic.twitter.com/lQ5CFocJCf
— enzinho (@enzjoado) July 26, 2023
Com a repercussão, João Guilherme se manifestou e negou qualquer desentendimento com Zé Felipe. No Twitter, o ator pontuou que tudo não passava de uma referência a outro artista.
“Você é louco, tudo vira notícia… No vídeo com meu irmão, eu só tava imitando o Manoel Gomes (ídolo). Por acaso ele dança fazendo um L grandão”, alegou o rapaz, que acrescentou dois emojis de coração ao fim da mensagem, um vermelho e outro branco. Minutos depois, entretanto, ele apagou a postagem.
Lados opostos
Apesar de negar qualquer disputa com Zé Felipe, durante as eleições presidenciais do ano passado, João Guilherme declarou publicamente seu apoio ao candidato do PT. Ele reforçou o desejo de fazer diferença no cenário político e não escondeu o desapontamento com a escolha dos familiares.
“Amanhã é dia de fazer a diferença. Cada um pode ter sua opinião, mas não significa que não é uma bosta. Fogo nos racistas e p*u no c* do Bolsonaro”, escreveu ele em publicação no TikTok.
@joaoguilherme Amanhã é dia de fazer a diferença ❤️ Cada um pode ter sua opnião, mas não significa que não é uma BOSTA. Fogo nos racistas e PNC do Bolsonaro. #fyp ♬ Magrão Avançado Dou pra Ela Balinha (Uiê) – MC MN & DJ Silvério
Em 2022, Zé Felipe não se posicionou publicamente. Em 2018, entretanto, o cantor e o pai chegaram a apoiar Jair Bolsonaro. “Quem vai ganhar a eleição é quem não está na prisão. Presidente e capitão!”, cantarolou a dupla em um vídeo. Eles ainda mencionavam a letra “B” em outros trechos da canção.
Obrigado pelo apoio @zefelipecantor, Leonardo e amigos! Um forte abraço a todos! pic.twitter.com/m4SEekNcJL
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 23, 2018
A gravação voltou a circular durante as últimas eleições presidenciais. Na ocasião, em outubro de 2022, João chegou a lamentar a escolha dos familiares. “Hoje tô triste. Sei bem a influência do meu pai, ele é gigante, querido por tantos. Mas joga no time errado e está cego”, escreveu ele, que se disse enojado pelo posicionamento. “Diante de todos os últimos escândalos envolvendo o atual mandatário ver alguém tão importante pra mim declarar apoio dessa forma me enoja. É tanta ignorância que nem sei”, concluiu.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesHoje to triste.
sei bem e a influência do meu pai, ele é gigante, querido por tantos… Mas joga no time errado e está cego.— J҉ (@Joaoguiavila) October 17, 2022