Hugo Gloss

Violência psicológica contra filho de Ana Hickmann também será investigada, diz promotora; assista

A investigação de violência doméstica contra Ana Hickmann será estendida para seu filho, conhecido como Alezinho, de 9 anos. Ao UOL News desta quarta-feira (15), a promotora de Justiça Valeria Scarance explicou que a apuração ocorrerá uma vez que o menino presenciou a agressão do pai, Alexandre Correa, contra a mãe.

“Vi que poucos meios de comunicação têm falado sobre isso, mas é importante ressaltar. A violência contra a mulher na presença dos filhos é violência contra filhos e filhas. Não é uma opinião, é lei. A lei diz que praticar um ato contra uma pessoa da família, tornando aquele filho ou filha testemunha, é violência psicológica contra a criança”, informou a promotora.

Valeria apontou ainda quais outras características estariam ligadas ao episódio presenciado por Alezinho. “Também podemos falar em crime contra o filho do casal. Que é um crime de expor essa criança a um constrangimento, pelo fato de presenciar a mãe sendo agredida ou humilhada. Tem previsão legal também no Estatuto da Criança e do Adolescente. É um crime específico”, destacou ela.

“O que acontecerá agora: inquérito policial, apuração do fato e, concluído esse inquérito, o Ministério Público oferece, ou não, a denúncia. E as medidas protetivas podem ser solicitadas a todo o momento. Não é porque a mulher não solicita essa proteção na hora que ela perde o seu direito. A Ana pode a qualquer momento solicitar medidas de caráter patrimonial e pessoal pra ela e para o filho”, detalhou.

Ana Hickmann denunciou Alexandre Correa por violência doméstica e lesão corporal (Foto: Reprodução/Instagram)

Na conversa, que também contou com a presença da jornalista Mariana Kotscho, foi analisado o comportamento de Alexandre diante da mídia após o episódio. “Isso é tão perigoso, e é um clássico. Esse é o modus operandi igual de todos os agressores. A gente que estuda, já sabe que tem esse ciclo da violência. Primeiro tem a agressão, depois tem o pedido de desculpa, o arrependimento, o ‘eu sou apaixonado, ela é a mulher da minha vida'”, descreveu a comunicadora.

“Só que historicamente, a gente sabe que esses homens não mudam. Certamente esta não foi a primeira vez que ele fez isso. E se ela der mais uma chance, a gente vai saber que não foi a última vez também”, acrescentou Mariana. [No caso da Ana], podemos falar que foi um casamento infantil, porque ela se casou aos 16 anos. Certamente é algo que vem de muitos anos e ela é a vítima (…) Eu vou ser radical, um homem que agride a mãe do seu filho não é um bom pai. Tem que ter medo de ser preso sim, porque na minha opinião ele tem que ser preso”, salientou a jornalista.

Valeria também observou as atitudes de Alexandre e falou do papel da mídia neste momento. “Nos fóruns, por exemplo, a postura do homem é inverter a situação e culpabilizar a vítima. Como se ele fosse a vítima do próprio crime que ele praticou. Então, a imprensa tem um papel fundamental na prevenção da violência e na conscientização”, disse.

Por fim, a promotora afirmou que o caso de Ana Hickmann servirá como lição para a sociedade. “É uma grande lição para todos e todas nós. Primeiro, que as mulheres têm conhecimento dos seus direitos. Segundo, algo que nós já sabíamos e precisamos conscientizar a sociedade, que a violência não está relacionada ao grau de instrução, nível de escolaridade e condição econômica. A violência é democrática e pode atingir qualquer pessoa”, concluiu. Assista:

Boletim de ocorrência

O boletim de ocorrência ao qual o g1 teve acesso revelou que, de fato, Hickmann estava conversando com Alezinho minutos antes do incidente, na tarde do último sábado (11). Às autoridades, a modelo explicou que, por volta das 15h30, ela estava na cozinha da residência em Itu, acompanhada por Alexandre e o filho, quando ela e o marido se desentenderam. O documento revela que o empresário não teria gostado do teor da conversa entre a apresentadora e o menino, mas não especificou o assunto discutido até então.

Quando Correa levantou o tom de voz para repreender a esposa, a situação assustou o pequeno, que deixou o ambiente. Alexandre, então, teria pressionado Ana contra a parede e também ameaçou agredi-la com cabeçadas. A apresentadora disse à polícia que conseguiu se afastar do marido. Porém, enquanto tentava pegar o celular, que estava na área externa da casa, ele teria fechado uma porta de correr de forma repentina, prendendo assim o braço esquerdo dela, causando uma contusão em seu cotovelo.

Fontes próximas ao casal revelaram ao jornalista Leo Dias que, nos minutos que antecederam as agressões, Hickmann teria aberto o jogo com o garoto sobre as dívidas da família. A exposição das dificuldades financeiras à criança teria enfurecido Correa, que reagiu de forma agressiva.

Ana e Alexandre estão juntos desde 1998. Os dois se casaram quando a então modelo tinha apenas 16 anos. O casal tem um filho único, Alexandre, de 9 anos. (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta quarta (15), Ana Hickmann apareceu pela primeira vez nas redes sociais após denunciar Alexandre Correa por agressão. Através de um vídeo, a apresentadora atualizou o público sobre como está e ainda garantiu: “Vou enfrentar tudo que ainda tenho que enfrentar pela frente”. Assista à íntegra, clicando aqui.

Sair da versão mobile