Hugo Gloss

Yalitza Aparicio, atriz nomeada ao Oscar por ‘Roma’, enfrenta críticas e ataques preconceituosos da classe artística mexicana: “Sorte das feias”

(Foto: Getty Images)

Junto com o sucesso, vem a inveja! Yalitza Aparicio, que está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz por “Roma”, é nova no ramo da atuação. De acordo com a NBC News, a mexicana de 26 anos é uma professora de pré-escola que se transformou em atriz quando sua irmã, que estava grávida, não podia ir a um teste para estrelar um filme. A produção em questão era “Roma”, do diretor Alfonso Cuáron. O resto é história: Yalitza foi escolhida e o longa da Netflix é um sucesso mundial com 10 indicações ao maior prêmio do cinema.

No entanto, o sucesso da atriz não foi bem recebido por outros artistas mexicanos, que classificam a ascensão meteórica de sua carreira como “sorte”. De acordo com a BBC News Brasil, Yalitza está enfrentando duras críticas feitas por seus conterrâneos — entre eles diretores, atrizes e apresentadores de televisão. O ator Sergio Goyri, por exemplo, precisou pedir desculpas após um vídeo no qual aparece reclamando que tenham “nomeado uma índia” ao Oscar foi vazado. Na semana anterior, um grupo de atores tentou evitar que a jovem fosse escolhida como melhor atriz no prêmio Ariel, entregue pela Academia Mexicana de Artes.

Yalitza Aparicio com Alfonso Cuarón e o elenco de “Roma”. (Foto: Getty Images)

Quem divulgou a tentativa de boicote foi Rossana Barro, coordenadora do Festival Internacional de Cinema Morelia. Em 11 de fevereiro, ela escreveu: “Soube que há um grupo de atrizes mexicanas que está se organizado para pedir à academia de cinema que Yalitza Aparicio não seja considerada para a categoria de melhor atriz. É a coisa mais medíocre, patética e vil que já escutei. Não direi mais nada”.

No Facebook, a apresentadora de televisão Elsa Burgos deu sua opinião sincera — e bastante preconceituosa — sobre a indicação de Yalitza ao Oscar. “Não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Cada um sabe como e quando vai chegar aonde quer. Mas, sinceramente, me digam: A atuação de Yalitza é espetacular para que seja nomeada ao Oscar?”, indagou. E acrescentou: “Ela não atuou. Ela é assim. Fala assim, se comporta assim, como a Cleo (nome da personagem de Yalitza no filme). O Oscar se dá a uma atuação que não tenha nada a ver com você”.

Há muitos comentários horríveis a respeito da aparência de Yalitza também. A cantora Yuri declarou: “Muita gente diz que se você está em Hollywood tem que ser muito mexicana, muito bonita e ter um corpaço. E ela é o contrário disso”. Já a atriz Laura Zapata classificou o sucesso da colega de profissão como “sorte das feias”. 

No entanto, se as críticas estão lhe afetando, Yalitza não demonstra. À respeito dos comentários, ela disse que não tem a intenção de lhes dar importância, porque isso atribuiria a eles mais valor do que tem. “Respeito a opinião de cada um. Eu sempre me alegro com a vitória dos outros, não costumo criticar. Mas todas as opiniões são bem-vindas”, declarou a atriz — um verdadeiro tapa de luva.

Em entrevista à People durante a festa da Vanity Fair que aconteceu terça-feira (18), a atriz também declarou que gostaria de usar a fama que conquistou para promover o o respeito ao próximo: “Acho que, como sociedade, nós estamos começando a perder isso”. Yalitza também creditou à sua mãe a autoconfiança que tem: “Minha mãe me ensinou a ser forte e lutar pelo que eu quero. Acho que essa é uma experiência incrível para se ter, especialmente para mulheres”. 

À NBC News, Yalitza também revelou que está muito orgulhosa de representar a parte indígena e rural do México nas telonas — algo que raramente se vê: “Eu estou mostrando a diversidade que existe no México. Estou representando esta comunidade que é extremamente talentosa, mas às vezes, nós não os notamos. Eu sinto essa responsabilidade porque preciso representá-los da forma certa, que eles merecem”. 

Beijinho no ombro para o recalque passar longe, Yalitza!

Sair da versão mobile