Alexandre Nero fala sobre desafio de viver pianista brasileiro no filme “João, O Maestro”

O maravilhoso Alexandre Nero vai voltar às telonas este ano em “João, o Maestro”, filme que vai contar a incrível história do renomado maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins. Se preparando para a estreia, Nero e o diretor Mauro Lima (“Tim Maia” e “Meu nome não é Johnny”) gravaram um vídeo falando sobre a experiência com as gravações, com direito a imagens inéditas e de bastidores, que vocês conferem com exclusividade aqui no hugogloss.com.

O longa vai retratar detalhes pouco conhecidos da vida do maestro como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música. Sua história é contada em três tempos narrativos: criança (interpretado por Davi Campolongo), jovem (interpretado por Rodrigo Pandolfo) e adulto (interpretado por Nero).

A minha primeira preocupação foi quem iria dirigir, porque minha relação com a música é muito estreita. Por eu ser músico, tenho muito medo de filmes que se metem a trabalhar com música. Tenho uma noção de piano por motivos de teoria, mas não tenho a prática. E tocar como o João fica praticamente impossível, porque ele é um ser único naquilo que faz. Reproduzir isso, mesmo que de uma maneira mímica, mas que fosse verdadeira, foi muito difícil“, confessou Nero. Assista:

Já viram a sinopse e o trailer?

João Carlos era uma criança com sérios problemas de saúde. Por conta disso, teve uma infância reclusa. Até que um piano entrou na casa e na vida de João. A partir daí surge um garoto obstinado que, em poucos anos, se transforma em uma das maiores promessas da música erudita mundial e chegou a ser considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX. Uma série de acidentes passam pela vida do músico e fazem com que ele se afaste do piano gradativamente até que um último acontecimento brutal interrompe sua carreira de pianista. Como João nunca desistiu, seguiu em frente, descobriu a regência, se tornou maestro e segue superando todas as dificuldades por amor à música“.

O elenco ainda tem Alinne Moraes como Carmen, atual esposa de João, Caco Ciocler como José Kliass, o professor de piano do maestro e Fernanda Nobre como Sandra, personagem que representa uma das primeiras mulheres do músico.

“João, o Maestro” tem estreia esta marcada para 17 de agosto. Vale a pena conferir!