Hugo Gloss

Após ser ovacionado por 10 minutos em Veneza, “Ainda Estou Aqui” ganha primeiro e impactante trailer com show de atuação de Fernanda Torres; assista

"Ainda Estou Aqui" concorre em duas categorias da premiação (Reprodução/Sony Pictures Brasil)

“Ainda Estou Aqui”, novo filme brasileiro dirigido por Walter Salles, teve seu primeiro trailer divulgado nesta segunda-feira (2). O longa, que foi ovacionado por 10 minutos após sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, conta com elenco estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello.

A produção narra a história real de Eunice Paiva (Torres), que durante 40 anos procurou a verdade sobre o marido Rubens Paiva (Mello), desaparecido no regime da Ditadura Militar. Ambientada no Rio de Janeiro na década de 1970, a prévia trouxe o drama vivido pela família, especialmente pela mulher do político, que busca se reinventar neste ínterim.

Após sofrerem um ato violento e arbitrário, Eunice e seus cinco filhos passarão a ser cercados ainda mais pela mídia, dando declarações e até tirando fotos. Um momento marcante do trailer, inclusive, é quando todos estão reunidos para um registro, mas são aconselhados a não sorrir.

“Não precisa sorrir”, diz o fotógrafo, interrompendo as risadas das crianças. “Por que não?”, questiona Eunice. “O editor pediu uma foto menos feliz”, responde o profissional. Entretanto, a mulher ignora a sugestão e incentiva os filhos: “Nós vamos sorrir. Sorriam!”.

Assista ao trailer:

Em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres e a mãe, Fernanda Montenegro, vivem Eunice em diferentes fases da vida. O elenco também é formado por Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira e Cora Ramalho, que interpretam os filhos da família Paiva na primeira fase do filme. Após o salto temporal, Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha assumem os papeis.

Elogios da crítica

A adaptação, inclusive, já arrancou da mídia internacional, elogios à Torres por sua interpretação. O Deadline descreveu o trabalho de Salles como uma “celebração ao Brasil”, e disse que a atriz “tem uma delicadeza emocional” em seu papel. “É uma atuação que deve catapultá-la para a corrida pelos prêmios, 25 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao Oscar pelo filme de sucesso de Salles ‘Central do Brasil'”, exaltou o site.

O Hollywood Reporter também recordou a indicação de Montenegro ao avaliar “Ainda Estou Aqui”. “O que torna a conexão ainda mais pungente é que [Montenegro] aparece como a versão idosa e enferma da protagonista, uma mulher de força silenciosa e resistente interpretada pela filha de Montenegro, Fernanda Torres, com extraordinária graça e dignidade diante do sofrimento emocional”, salientou.

O “IndieWire”, por sua vez, afirmou que a performance de Torres “é tão espetacular quanto sua filmografia sugere“. “Sua Eunice possui força e estoicismo fenomenais, que tornam cada momento de dor que espreitam pelas frestas de sua armadura ainda mais comovente”, declarou. Até o momento, a produção não teve sua data de estreia divulgada.

Sair da versão mobile