Fernanda Montenegro comenta polêmica do Oscar de 1999, e diverge de Glenn Close; assista

No início da semana, a atriz norte-americana Glenn Close arrebatou a internet brasileira ao lamentar o resultado do Oscar de “Melhor Atriz” em 1999, afirmando que este deveria ter sido dado a Fernanda Montenegro, indicada por sua atuação em “Central do Brasil”, de Walter Salles. Em resposta a essa declaração, Fernanda opinou que, na verdade, a vitória deveria ter sido de Cate Blanchett, em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, na madrugada desta sexta (27).

Fernanda Montenegro comentou a declaração de Glenn Close em conversa com o apresentador Pedro Bial. Foto: Reprodução/TV Globo

A afirmação de Glenn foi feita na segunda-feira (23), durante a participação no programa “Good Morning America”, do canal norte-americano ABC, enquanto a estrela divulgava seu novo filme “Era Uma Vez Um Sonho”, cotado para o Oscar. “Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível em ‘Central do Brasil’. Eu pensei ‘o que?’. Não faz sentido”, recordou ela com indignação.

Para o apresentador Pedro Bial, o acontecimento foi, de fato, “absurdo”. Questionada sobre o que achou do depoimento de Glenn, Fernanda explicou que não compartilha do mesmo ponto de vista. “Eu acho uma coisa: é uma avaliação dela. Porque eu, por exemplo, teria dado pra Blanchett. Ela fez duas Elizabeths naquele ano extraordinárias. Duas. Não foi um filme, foram dois filmes, e de uma forma maravilhosa”, pontuou a atriz brasileira.

Continua depois da Publicidade

“Não é que o meu trabalho não seja respeitado, não é isso. Mas eu teria votado na Blanchett”, continuou Montenegro, apreciando o reconhecimento por parte da artista hollywoodiana mesmo após tanto tempo. “Eu agradeço a Close por ter falado de mim. Isso (a premiação) já tem 21 anos, não é brincadeira, não. Então, uma colega da dimensão dela lembrar do meu trabalho eu considero um prêmio”, completou.

Assista ao vídeo:

Na quinta (25), depois da repercussão do vídeo, Fernanda já havia agradecido a atriz norte-americana em seu perfil no Instagram. Confira:

Aos 91 anos de idade, com 70 anos de carreira, Fernanda Montenegro permanece carregando o título de única brasileira indicada ao Oscar por atuação em língua portuguesa. Na época em que foi nomeada, o longa “Central do Brasil” recebeu dezenas de indicações e venceu diversos prêmios de festivais conceituados mundo afora, como o Globo de Ouro, o BAFTA e o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que, inclusive também atribuiu um troféu pela atuação de Montenegro.

Continua depois da Publicidade

Era o momento dela, e havia toda uma campanha em torno de sua vitória. Entretanto, Paltrow acabou levando pela sua performance em “Shakespeare Apaixonado”, do cineasta John Madden. A decisão repercutiu em nível internacional, gerando acusações de boicote a Fernanda Montenegro e ao próprio filme, também indicado na categoria “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa”, por parte da Academia.

Relembre o momento: