Ah, a magia do cinema! O diretor brasileiro Fernando Meirelles divulgou um vídeo interessante em seu Twitter, revelando alguns dos truques e efeitos especiais utilizados na produção de “Dois Papas”.
Com Jonathan Pryce na pele do papa Francisco e Anthony Hopkins como Bento 16, o longa mostra encontros entre os dois pontífices diante das mudanças críticas no Vaticano, que assim como outros locais da Itália, é cenário do filme.
Entretanto, esses locais, considerados sagrados pela igreja, não permitem que gravações sejam feitas. Logo, boa parte das cenas foi produzida em estúdio com uso do chroma key, a famosa “tela verde”, como mostra o clipe divulgado por Meirelles. “Veja como eu enganei você em ‘Dois Papas’ kkk”, escreveu ele, em sua publicação.
É bem surpreendente! Vemos desde a adição de imagens ao fundo, como mudanças na cor de cabelo dos atores – para que pareçam mais jovens – até filtros que fazem a imagem parecer mais “antiga”. Isso só dá mais credibilidade ainda, tanto para a produção, que foi super bem feita, como para os atores, que nos convencem super bem, quando em verdade, estão interagindo com uma parede monocromática! Kkkk
“Dois Papas” já está disponível no catálogo da Netflix e está concorrendo em 4 categorias no Globo de Ouro! Será que vem indicação ao Oscar por aí?! Vamos torcer! Enquanto isso, assista ao vídeo compartilhado por Fernando, abaixo:
Veja como eu enganei você em Dois Papas. kkhttps://t.co/o9rB4CysWP
— Fernando Meirelles (@fmei7777) January 2, 2020
Os internautas, claro, adoraram dar uma espiadinha em como o filme foi feito e elogiaram o trabalho do diretor.
Só falta dizer que os Papas não eram reais e sim atores
— ? (@Just_muller) January 2, 2020
Assisti ontem ( muito bom) e tava questionando e encucado exatamente sobre as locações das filmagens. Respondido sem nem precisar pesquisar,hehe. ???
— Anderson Junior (@Juninhoitabira) January 2, 2020
O fascinante é que há momentos em que se pararmos para pensar nisso, durante o filme, nós saberíamos que ali foi usado VFX. E longe de ser por má qualidade, mas por sabermos que as locações reais são inacessíveis.
Entretanto, a imersão é tão grande que isso sequer vem a mente.
— Lucas Coutinho (@LucasCoutinho14) January 2, 2020
Fernando Meirelles é, sem dúvida, o maior diretor de cinema que o Brasil já teve. O roteiro de Cidade de Deus, aliado à sua perfeita direção, colocou o filme num patamar acima dos outros nacionais. 2 Papas vi ontem e achei ótimo, espero que o Oscar recheie o filme de premiações.
— Fabio (@fabioarantes29) January 2, 2020
Por favor, continue nos enganando com essa magia e beleza! Filme inesquecível! ????????
— Celina Bartalotti (@celinacb) January 2, 2020