Jodie Foster abriu o coração ao falar da amizade de longa data com Robert Downey Jr. Em entrevista à Esquire, a estrela revelou por que deu um ultimato ao ator em meio à batalha dele contra as drogas e o álcool. Na época, a atriz dirigiu o astro na comédia de 1995, “Feriados em Família”.
Ao se aventurar como diretora, Jodie decidiu escalar Robert para ser o protagonista do filme, mesmo quando, segundo a revista, “muitos cineastas consideravam arriscado demais contratá-lo”. “Eu o chamei de lado em um momento durante as filmagens e disse: ‘Olha, eu não poderia estar mais grata pelo que você deu neste filme. Mas eu estou com medo do que acontecerá com você a seguir“, compartilhou.
“‘No momento, você é muito bom em segurar a onda. Mas [a situação] é realmente precária, e não sei como isso vai terminar’“, acrescentou Foster. Após compartilhar o conselho dado ao astro na ocasião, ela fez questão de elogiar o seu talento, chamando-o de “gênio“.
“O que era tão interessante nele na época é o quão gênio ele era – havia mais criatividade em seu mindinho do que jamais terei na minha vida inteira -, mas ele não tinha a disciplina. Ele estava tão largado que todo seu talento acabava escorrendo por seus braços como água e resultando numa bagunça imensa“, relembrou a atriz ao ser questionada sobre o que a fez apostar no ator.
Ela continuou: “Mas estava lá em algum lugar, certo? Porque agora ele é alguém que se tornou disciplinado quase como uma forma de sobrevivência. Eu tenho fé na habilidade das pessoas em mudar caso elas queiram, e ele realmente queria muito“.
Robert acabou preso em várias ocasiões durante os anos seguintes. Em 1996, ele chegou a ser detido três vezes no mesmo mês. A última detenção aconteceu em 2001. Sete anos depois, o astro interpretaria um dos maiores personagens da carreira, o Homem de Ferro, também conhecido como Tony Stark, pelo Universo Cinematográfico Marvel. Em 2024, Downey Jr. recebeu sua primeira estatueta do Oscar, pelo trabalho em “Oppenheimer”.