Com onze Oscars e mais de US$ 2,2 bilhões arrecadados nas bilheterias ao redor do mundo, “Titanic” se consolidou como um dos maiores sucessos da história do cinema. No entanto, o longa poderia ter sido bem diferente do que conhecemos. Segundo um trecho do livro póstumo de Jon Landau, produtor do filme, Matthew McConaughey chegou a ser cotado para interpretar Jack Dawson, mas acabou perdendo o papel por um motivo, no mínimo, curioso.
O relato faz parte da obra “The Bigger Picture”, revelado na newsletter “What I’m Hearing”, do jornalista Matthew Belloni. No trecho, Landau compartilha detalhes dos bastidores da produção e da escolha do elenco.
Durante um teste com Kate Winslet, McConaughey impressionou a atriz com seu carisma e talento, chegando perto de convencer também os produtores e o diretor James Cameron de que era a escolha ideal para viver o jovem artista.
“Levamos ele para fazer uma cena com a Kate [Winslet]. Você quer testar a química, não só como as pessoas ficam em cena, mas como elas interagem”, escreveu Landau.
O produtor completou: “Kate ficou encantada com Matthew, com a presença e o charme dele. Matthew fez a cena com aquele sotaque sulista”.
O problema surgiu justamente aí: ao usar seu típico sotaque do sul dos Estados Unidos, McConaughey destoava da origem do personagem. Jack Dawson era um órfão de Chippewa Falls, Wisconsin, que embarcava no transatlântico em busca de uma nova vida nos EUA, após viajar pela Europa. Portanto, o personagem não deveria soar como um texano.
Apesar de ter elogiado a performance, Cameron pediu que McConaughey repetisse a cena com outro sotaque: “Agora vamos tentar de outro jeito”. A resposta do ator, porém, foi inesperada: “Não. Isso aí já ficou bom. Valeu”. Segundo Landau, essa recusa teria custado a ele o papel, que acabou nas mãos de Leonardo DiCaprio e se tornou um dos maiores marcos de sua carreira.
Curiosamente, DiCaprio também não facilitou o trabalho de Cameron durante o processo de testes. Em entrevista à revista GQ, em 2022, o cineasta revelou que, ao pedir que o ator lesse o roteiro durante uma audição improvisada, ouviu como resposta: “Ah, eu não leio”.
Cameron então foi direto: “Bem, se você não ler, não vai conseguir o papel”. DiCaprio, a contragosto, cedeu e brilhou. O aclamado diretor relembrou: “Kate simplesmente se iluminou… as nuvens se abriram e um raio de sol iluminou o Jack. Eu pensei: ‘Ok, é ele'”.
Assista abaixo:

