Nesta terça-feira (23), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados ao Oscar 2024. Com “Oppenheimer” na liderança, com 13 nomeações ao todo, e o filme “Barbie” sendo “esnobado” pelos grandes poderes de Hollywood, a lista de produções indicadas gerou muito falatório online.
É claro que, pensando nisso, trouxemos a lista completa dos indicados a “Melhor Filme” – e onde assistir -, para que você possa conferir todos os longas que disputam a estatueta mais cobiçada de Hollywood (e decidir se você concorda, ou não, com os escolhidos). Confira abaixo:
Barbie
Dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, “Barbie” foi o maior marco cultural de 2023. A trama acompanha a Barbie de Robbie, que passa a sofrer com aflições do mundo real, como celulite, pés chatos e mau hálito. Forçada a procurar por uma solução para seus “problemas”, a boneca se vê enfrentando a crueldade, beleza e tragédia do Mundo Real. Ela, então, precisa tomar uma decisão: retornar à sua “perfeição” habitual e ao paraíso cor de rosa da Barbieland ou se tornar uma humana. Além de Robbie, o elenco conta com Ryan Gosling, America Ferrera, Kate McKinnon, Will Ferrell, Michael Cera, Issa Rae, Emerald Fennell, Ncuti Gatwa, Simu Liu e muito mais.
Onde assistir: Disponível nas plataformas digitais HBO Max, Prime Video, Google Play Filmes ou na Apple TV.
Oppenheimer
Dirigida por Christopher Nolan e baseada na biografia vencedora do Prêmio Pulitzer, “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, a produção é ambientada na Segunda Guerra Mundial e acompanha a trajetória de Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico que foi diretor do Projeto Manhattan, criado para construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o cientista e um grupo formado por outros especialistas na criação da arma nuclear até o teste Trinity, que marcou a explosão do primeiro dispositivo nuclear da história. Além de Cillian, o elenco também traz nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
Onde assistir: Disponível para compra e aluguel em plataformas digitais como Now, Apple TV, Prime Video e YouTube.
American Fiction
“American Fiction” marca a estreia de Cord Jefferson como diretor e explora a obsessão da cultura pela redução. A trama acompanha o autor Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright), que se irrita quando um de seus trabalhos não é aceito pelas editoras, que declaram que a obra não é “negra o suficiente”. Com a carreira aparentemente estagnada, ele assiste ao livro “We’s Lives in Da Ghetto”, de Sinatra Golden (Issa Rae), alcançar o topo da lista de mais vendidos, deixando-o ainda mais frustrado. Thelonius, então, usa o tipo de conteúdo que parece fisgar o público para escrever um romance satírico sob pseudônimo na intenção de expor as hipocrisias do mundo editorial.
Onde assistir: O filme ainda não tem data de estreia no Brasil.
Anatomia de uma Queda
Com direção de Justine Triet, “Anatomia de uma Queda” já venceu o Palma de Ouro e uma série de outros prêmios desde sua estreia fora do Brasil. No longa, um homem é encontrado morto na neve, ao lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A tragédia se torna alvo de um investigação, que conclui que a morte foi “suspeita”, já que é impossível saber se o homem tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva acaba sendo indiciada e, ao longo do julgamento, vemos o impacto da tragédia e das dúvidas que vieram à tona na relação entre mãe e filho.
Onde assistir: A produção estreia nos cinemas brasileiros no dia 22 de fevereiro.
Os Rejeitados
Com Paul Giamatti, Da’vine Joy Randolph e Dominic Sessa, “Os Rejeitados” acompanha a vida dos alunos e professores do prestigiado internato Barton Academy. Na data mais aguardada do ano, eles se preparam para deixar a escola para as férias com seus familiares e amigos, quando um grupo – conhecido como Os Rejeitados – fica para trás, já que não tem para onde ir. O professor mais odiado do internato, Paul Hunham (Giamatti), é responsável – contra a sua vontade – por cuidar dos estudantes que ficaram no colégio. Ele é, então, forçado a lidar com Angus (Dominic Sessa), um adolescente rebelde que está processando (em sua própria maneira) a morte do pai. Entre gritos, perseguições no corredor, detenções e conversas, os dois acabam desenvolvendo uma amizade e descobrindo os segredos da vida com a ajuda da cozinheira-chefe da escola.
Onde assistir: Disponível nos cinemas de todo o Brasil.
Assassinos da Lua das Flores
Baseado em uma história verídica, a produção é encabeçada pelo ícone do cinema, Martin Scorsese, e segue Mollie Burkhart (Lily Gladstone), membro da Nação Osage, na luta para sobreviver e salvar sua comunidade de uma onda de assassinatos movidos pela ganância cometidos contra eles em Oklahoma, na década de 1920, quando petróleo foi descoberto em suas terras. O elenco também tem Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Brendan Fraser e Jesse Plemons.
Onde assistir: Disponível para compra e aluguel na Apple TV, YouTube, Google Play Filmes e Prime Video.
Maestro
Dirigido e estrelado por Bradley Cooper, “Maestro” é uma cinebiografia que conta a história real da vida e carreira do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein (Cooper), mais conhecido pela composição de trilhas sonoras aclamadas da Broadway, entre elas “West Side Story”, “Peter Pan” e “Candice”. Retratando 40 anos de sua vida, o filme mostra Bernstein durante os 18 anos em que foi o principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York, consagrando-se como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos, bem como sua relação complexa e turbulenta com a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre (Carey Mulligan).
Onde assistir: A produção está disponível na Netflix.
Vidas Passadas
“Vidas Passadas” é um drama que relata a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância com uma conexão profunda. Os dois acabam se separando quando Nora e sua família deixam a Coreia do Sul e se mudam para Toronto, no Canadá. Os dois se reencontram vinte anos depois, em Nova York, e então passam um semana juntos confrontando as escolhas na vida e no amor que os enviaram em caminhos tortuosos e distintos.
Onde assistir: A produção teve sua estreia antecipada e chegará aos cinemas do Brasil em 25 de janeiro.
Pobres Criaturas
Estrelado e produzido por Emma Stone, “Pobres Criaturas” é um romance de ficção científica dirigido por Yorgos Lanthimos e baseado no livro homônimo de Alasdair Grey. A história é recheada de referências ao clássico Frankenstein e se passa na era Vitoriana, quando Bella Baxter (interpretada por Stone) é trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, mas nada ortodoxo. Além da dupla, o elenco também conta com Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett.
Onde assistir: O longa estreia nos cinemas brasileiros no dia 1º de fevereiro.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques