Sabe aquele filme que você vai assistir e depois passar a noite pensando nele? Com “Privacidade Hackeada” provavelmente vai ser assim. O novo documentário da Netflix fez uma investigação completa no escândalo divulgado em 2018 da empresa “Cambridge Analytica”, que coletava dados das pessoas online e os vendiam para grandes corporações usarem como bem entenderem. Bizarro, né?
O primeiro trailer do longa foi lançado nesta quinta-feira (11) e já dá uma boa prévia de tudo que o documentário deve expor. Em um determinado momento, uma ex-funcionária da empresa coletora de dados diz: “Nós focamos naqueles cujas mentes achávamos possível mudar até que vissem o mundo da forma que queríamos.”
A prévia ainda revela como essa técnica foi usada para a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e no Brexit para convencer as pessoas a votarem a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Assista:
Na descrição, a Netflix explica: “Eles pegaram seus dados. E depois assumiram o controle. Privacidade Hackeada expõe o perigoso mundo da exploração de dados através de histórias reais de diferentes lados do escândalo Cambridge Analytica/Facebook.”
“Privacidade Hackeada” vai trazer essa dualidade através de David Carroll, um professor da Escola de Design Parsons que processou a empresa para achar a fonte de seus dados, e de Brittany Kaiser, uma ex-funcionária da companhia que desertou nos primeiros dias do escândalo, revelando partes do funcionamento interno da empresa depois de sair.
O documentário foi exibido pela primeira vez durante o Sundance Film Festival no começo do ano e recebeu ótimas críticas. Com quase duas horas e meia de duração, ele chega à rede de streaming no dia 24 de julho.