Acidente em Toronto: Relatório preliminar aponta motivo de avião da Delta ter capotado durante pouso

O acidente aconteceu em 17 de fevereiro e segue sob investigação

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Um avião da Delta Air Lines sofreu um grave acidente ao pousar no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, Canadá, em fevereiro. Nesta quinta-feira (20), um relatório preliminar divulgado pelo Conselho de Segurança no Transporte do Canadá trouxe novos detalhes sobre o que pode ter causado o incidente.

O documento apresenta uma análise detalhada da investigação em andamento, que inclui desde a verificação dos fatos até exames metalúrgicos na estrutura da asa, revisão das técnicas de pouso, análise de pousos bruscos, avaliação do treinamento dos pilotos, procedimentos de evacuação e até fatores organizacionais e de gestão.

O relatório descreve os minutos que antecederam o impacto, destacando que, embora o acidente tenha deixado 21 feridos entre os 80 passageiros e tripulantes a bordo, não houve vítimas fatais.

A aeronave, um Bombardier CRJ-200, partiu do Aeroporto Internacional Minneapolis–Saint Paul, nos Estados Unidos, e o voo transcorreu normalmente até receber autorização para pousar na Pista 23 do Aeroporto Pearson. Foi nesse momento que surgiram os primeiros sinais de perigo: rajadas de vento de até 35 nós foram registradas, aumentando a complexidade da aterrissagem.

O avião ficou de ponta-cabeça e atravessado na pista. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Instantes antes do pouso, o sistema avançado de alerta de proximidade do solo (EGPWS) detectou uma aproximação mais rápida do que o recomendado, emitindo um alerta de “taxa de afundamento”. Às 14h12, o trem de pouso principal direito tocou a pista, desencadeando uma sequência de falhas.

De acordo com os especialistas do Conselho de Segurança no Transporte, a articulação lateral que fixa o trem de pouso principal direito se rompeu, fazendo com que o mecanismo retraísse inesperadamente. A ruptura também comprometeu a estrutura da raiz da asa, que acabou se desprendendo da fuselagem. Isso resultou no vazamento de combustível de aviação, que entrou em combustão logo após o impacto.

“A aeronave então começou a deslizar pela pista. A fuselagem deslizou ao longo da Pista 23, inclinando-se para a direita até ficar invertida. Uma grande parte da cauda, incluindo a maior parte do estabilizador vertical e todo o estabilizador horizontal, se desprendeu durante a rolagem”, detalha o relatório.

O avião saiu da pista e parou sobre um gramado coberto de neve, próximo à Pista 15L. No momento do impacto final, a asa direita e o trem de pouso principal se soltaram completamente da fuselagem, deslizando cerca de 65 metros até parar.

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Evacuação

O relatório descreve um cenário de tensão e pânico no interior da aeronave. Como o avião ficou de cabeça para baixo, os passageiros ficaram suspensos pelos cintos de segurança, dificultando a evacuação. Alguns tiveram dificuldades para se soltar e, ao conseguirem, acabaram caindo sobre o teto da cabine, sofrendo novos ferimentos.

Os investigadores ainda analisam a sequência exata dos eventos e destacaram que os gravadores de dados de voo e de voz da cabine já foram recuperados e enviados para análise laboratorial.

Reação da Delta e do aeroporto de Toronto

Em um comunicado enviado à People, hoje (20) a Delta se manifestou sobre as novas descobertas: “Para todos na Endeavor Air e na Delta, nada é mais importante do que a segurança de nossos clientes e de nossa equipe. É por isso que continuamos totalmente envolvidos como participantes na investigação liderada pelo Conselho de Segurança no Transporte do Canadá. Por respeito à integridade deste trabalho, que continuará até o relatório final, Endeavor Air e Delta se absterão de comentar”.

Já o Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, expressou gratidão pelo trabalho das equipes de resgate: “Permanecemos gratos à tripulação, aos socorristas e a todos os envolvidos que garantiram um resultado sem perda de vidas. Seguimos colaborando com as autoridades durante a investigação em andamento”.

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Relembre o caso

O acidente aconteceu no dia 17 de fevereiro e foi registrado por testemunhas. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o avião virado de ponta-cabeça, com as asas gravemente danificadas.

As equipes de emergência foram acionadas imediatamente. Segundo o canal canadense CP24, havia 80 pessoas a bordo, incluindo 76 passageiros e 4 tripulantes. Todos foram evacuados com sucesso, mas 15 feridos precisaram de atendimento médico, sendo 2 em estado grave.

A ministra dos Transportes do Canadá, Anita Anand, informou que três vítimas – uma criança, um homem e uma mulher na faixa dos 60 anos – precisaram ser transportadas de helicóptero para hospitais da região.

A investigação segue em andamento, e as autoridades esperam divulgar um relatório final assim que todas as análises forem concluídas.

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