Acidente no Nepal: Relatório preliminar aponta o que causou perda de sustentação do avião

O Bombardier CRJ-200 caiu e pegou fogo em Katmandu, capital do Nepal, no dia 24 de julho

O avião que caiu e pegou fogo em Katmandu, no Nepal, em 24 de julho, tinha em seu computador de bordo dados inconsistentes sobre seu peso e velocidade. Um relatório preliminar, divulgado nesta sexta-feira (6), também informou que as bagagens do Bombardier CRJ-200 não foram travadas corretamente no compartimento de carga.

O relatório afirma que a companhia aérea Surya Airline não cumpriu as “normas de pesagem e travamento de carga“. Além disso, “a velocidade (de decolagem) descrita no plano de voo, assim como a gravada na caixa-preta, eram inconsistentes com as do livro de referência“, relatou. Se a carga se mover durante uma manobra em voo, o controle do avião pode ser alterado, podendo até levar a uma queda.

A possível movimentação da carga e os dados incorretos teriam feito a aeronave perder a sustentação (estol), logo após decolar. “Encontramos problemas com a velocidade do avião e com a carga que transportava. Além disso, não houve travamento adequado e seguro da carga“, disse Ratish Chandra Lal Suman, presidente da equipe de investigação, à Reuters por telefone.

Avião que caiu no Nepal apresentava inconsistências. (Foto: Reprodução/X)

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Relembre o caso

Um avião da Saurya Airlines, caiu e pegou fogo logo após decolar, no Nepal. Todos os ocupantes do Bombardier CRJ-200 eram funcionários da companhia aérea. Dezoito pessoas morreram, informaram as autoridades e, segundo a BBC, o piloto foi o único sobrevivente.

Ainda de acordo com a emissora, a indústria de aviação do Nepal possui um histórico de segurança fraco, que tem sido atribuído a múltiplos fatores ao longo dos anos, incluindo condições meteorológicas imprevisíveis e regulamentações inadequadas. Quase 350 pessoas já morreram em acidentes aéreos no país desde 2000.

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