Dois adolescentes brasileiros morreram afogados no Rio Douro, na cidade de Porto, em um intervalo de dois dias. As operações de busca comoveram Portugal e estão sendo amplamente noticiadas. Segundo a emissora local SIC Notícias, a polícia investiga um desafio, que repete as acrobacias de jovens locais que pulam da ponte, em troca de dinheiro.
As informações foram dadas por testemunhas e companheiros da escola de Heitor Silva, de 17 anos. Ele se afogou na sexta-feira (30), enquanto participava de uma atividade da instituição de ensino. O brasileiro teria sido incentivado a fazer saltos arriscados do nível inferior da ponte Luís I. A estrutura possui 9,4 metros de altura.
De acordo com a emissora, Heitor foi o terceiro a pular, ainda com roupas, o que pode ter auxiliado no afundamento. Um colega tentou resgatá-lo, mas não obteve sucesso. Equipes de resgate seguiam as buscas pelo corpo até a madrugada desta terça-feira (3), com o auxílio das autoridades portuguesas.
O brasileiro estudava em uma escola localizada em Vila Nova de Gaia. Dois turistas alemães cruzavam a ponte no momento do salto de Heitor, e afirmaram que aparentemente “ele não sabia nadar”, pois se debatia na água.

O segundo brasileiro que se afogou no Rio Douro foi Rhuan Nano, natural de Pojuca, na Bahia. Ele faria 18 anos no dia 9 de agosto. Nano mergulhou nas águas da região de Valbom, em Gondomar, na quarta-feira (28), dois dias antes de Heitor.
Conforme a emissora, o adolescente saltou do cais de Gramido. O sepultamento foi realizado no último sábado (1º), e comoveu parentes, amigos da escola e moradores locais.
Os saltos no rio se tonam corriqueiros nesta época do ano, com a aproximação do verão europeu e a alta temperatura. Além dos brasileiros, dois adolescentes angolanos também morreram afogados no município de Leiria. Ao todo, já são quatro casos de afogamento em uma semana.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques