Nesta segunda-feira (30), um avião da Jeju Air que havia partido do Aeroporto de Gimpo, em Seul, enfrentou um problema após a decolagem, forçando o retorno à pista. A aeronave, um Boeing 737-800, pousou em segurança, segundo informações da agência de notícias sul-coreana Yonhap. O incidente foi causado por uma falha no trem de pouso, possivelmente por uma colisão com pássaros.
O episódio ocorreu em meio ao recente acidente envolvendo outra aeronave da Jeju Air no sábado (28), quando um Boeing 737-800 da companhia transportando 175 passageiros e seis tripulantes saiu da pista do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, após um pouso de emergência sem o trem de pouso baixado. O avião bateu em um muro e resultou na morte de 179 pessoas. Apenas duas pessoas, membros da tripulação, foram resgatadas com vida.
Veja o momento exato em que o avião caiu:
URGENTE: mais um acidente com avião. Desta vez na Coreia do Sul.pic.twitter.com/9zMlTvO2CO
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) December 29, 2024
A Jeju Air, por sua vez, pediu desculpas pelo ocorrido e assegurou que está tomando as medidas necessárias para evitar novos problemas.
O acidente de sábado (28) é considerado o mais letal da história recente da Coreia do Sul, e o mais grave envolvendo uma companhia aérea local desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air em Guam resultou na morte de mais de 200 pessoas. De acordo com o The Guardian, o Aeroporto de Muan é o que registra a maior taxa de colisões com aves na Coreia do Sul.
O presidente em exercício da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, ordenou uma inspeção de segurança emergencial em todas as companhias aéreas do país após o trabalho de rescaldo do acidente da Jeju Air ser concluído.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques