Nesta sexta-feira (14), ativistas do grupo Just Stop Oil jogaram sopa de tomate em um dos quadros mais famosos do mundo: os “Girassóis” de Van Gogh. A pintura, que é protegida por uma camada de vidro, estava exposta na National Gallery de Londres. Depois do “ataque”, as ambientalistas se colaram à parede do local.
O vídeo do momento foi compartilhado pelo próprio grupo em suas redes sociais. “O que vale mais: a arte ou a vida?“, dispara Phoebe Plummer depois de vandalizar a obra. Ela foi pintada pelo holandês em 1888 e é avaliada em US$ 134 milhões (R$ 709 milhões). “Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?“, continuou. A jovem de 21 anos estava acompanhada por Anna Holland.
“A crise do aumento do custo de vida é parte do preço a se pagar pela crise do petróleo. O combustível é inacessível para milhões de famílias com frio e fome. Eles não podem nem aquecer uma lata de sopa. Milhões de pessoas estão morrendo em monções e queimadas… Somente a Resistência Civil pode nos tirar desta crise – a hora de intensificar é agora“, concluiu a jovem. Veja:
🥫 JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART 🥫
🎨 Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) October 14, 2022
A polícia londrina prendeu a dupla sob acusações de “dano criminal” e transgressão. A galeria, no entanto, garante que apenas a moldura do quadro foi danificada, não a obra em si. Segundo o The Guardian, a equipe da National Gallery rapidamente limpou o ambiente.
Um homem que estava no local deu o seu depoimento ao jornal. Ele disse que podia entender a atitude das duas, mas que se preocupava com “uma bela obra de arte, que é o melhor da humanidade”. Então, acrescentou: “Elas podem estar tentando fazer as pessoas pensarem sobre esses problemas, mas tudo o que conseguem é deixar os outros realmente irritados e com raiva. O tipo de pessoa que não pensa nas grandes questões do planeta não é o mesmo que visita a National Gallery“.
Afastar as pessoas também é uma preocupação da organização, afirmou Alex De Koning, porta-voz da Just Stop Oil, que conversou com a publicação. “Mas este não é o ‘The X Factor’. Não estamos tentando fazer amigos aqui, estamos tentando fazer mudanças e, infelizmente, é assim que as mudanças acontecem“, declarou. Nas últimas semanas, o grupo já havia feito diversos protestos em estradas perto do parlamento britânico.