Uma mulher de 33 anos chamada Marcela Alcázar Rodríguez morreu, após um ritual utilizando o “kambô” (veneno de sapo) para limpeza espiritual, no México. Entretanto, a mídia divulgou a morte de uma atriz mexicana famosa, que tem o mesmo nome da mulher falecida. A estrela precisou gravar um vídeo desmentindo a situação e fez um desabafo nas redes sociais.
“Estou viva e estou bem“, disse a atriz. “Nunca fiz um retiro espiritual. Essa notícia falsa afetou minha família, meus amigos, e quem está ao meu redor, sem nenhuma necessidade“, completou. Ela lamentou que a mentira tenha se espalhado sem ser checada, e pediu cuidado à imprensa antes de difundir uma informação.
Veja o desabafo:
Ver essa foto no Instagram
A Mapache Films, produtora da qual a atriz faz parte, chegou a lamentar sua falsa morte em nota, e ofereceu condolências. “Nos despedimos de nossa colega e amiga Marcela Alcázar, enviando forças à sua família e amigos“, diz o texto.
Marcela Rodriguez, a mulher que de fato morreu, aplicou o líquido extraído da rã amazônica para limpeza espiritual. O ritual consiste em fazer pequenas queimaduras na pele, e a substância é aplicada pelas feridas. Ela vomitou e teve diarreia após ingerir o líquido, mas não permitiram atendimento médico imediato.
Após ser levada ao hospital por um amigo, ela veio à óbito. Jonathan Fernando Durán, pajé responsável pelo ritual, está foragido e é procurado pelas autoridades.
A “vacina de sapo” é bastante conhecida e utilizada na região. O líquido costuma ser aplicado pelos curandeiros da aldeia nos braços, em homens, ou nas pernas, em mulheres. Quem recebe a substância geralmente apresenta náusea e mal-estar. Logo depois, porém, os usuários relatam se sentir bem e ter energia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques