Avião se parte em dois em acidente na Índia; Polícia fala em três mortes e 35 feridos

Meu Deus, que tristeza! Nesta sexta-feira (07), um avião da Air India Express, com 191 passageiros sofreu um acidente ao pousar no aeroporto de Calicute, no sul da Índia. De acordo com a “Reuters”, a polícia afirma que 35 pessoas teriam ficado feridas e três teriam morrido.

A aeronave estava vindo de Dubai, nos Emirados Árabes, e ultrapassou a pista de pouso. “Tinha mais de 185 passageiros. As operações de resgate estão em andamento, mas a chuva dificulta a tarefa”, disse uma autoridade dos serviços de emergência, sob condição de anonimato, à agência AFP.

Um residente local, consultado pelo jornal “Deccan Chronicle”, afirmou que ouviu um alto barulho às 19h49 (horário local) e correu para verificar o que havia acontecido. De acordo com ele, o avião tinha ultrapassado a pista, escorregado por um declive, e colidido com uma das paredes do aeroporto, partindo-se ao meio.

O acidente aconteceu no aeroporto de Koode, na cidade de Calicute, que fica no estado de Kerala. Entre os passageiros, estavam 174 adultos, 10 crianças, cinco tripulantes e dois pilotos. De acordo com veículos da imprensa local, as vítimas fatais seriam o piloto e dois passageiros homens, Rajeev e Sharafuddin. O co-piloto estaria em uma condição crítica. Assista:

A pista de pouso do aeroporto é conhecida por ser bem difícil de se aterrissar. Ela é descrita como “tabletop runaway”, uma pista localizada no topo de um planalto ou colina, em que um ou os dois lados adjacentes terminam em um precipício íngreme que cai em um desfiladeiro profundo.

Segundo o Ministério de Aviação Civil da Índia, as vítimas já estão sendo levadas a hospitais e não há relato de incêndio no momento do pouso. Nos vídeos gravados do resgate, no entanto, é possível ver que as equipes estavam encharcando o avião de água, por precaução.

Os noticiários ainda afirmaram que o piloto teria mais de 30 anos de experiência e era um ex-militar da Força Aérea Indiana. O voo fazia parte do programa “Vande Bharat”, que estava trazendo de volta ao país indianos no exterior, em meio à pandemia do coronavírus.

Confira mais vídeos da operação de resgate após o acidente: