Uma turista espanhola morreu nesta sexta-feira (3) em Yao Yai, na Tailândia, após um incidente enquanto dava banho em um elefante, no santuário “Koh Yao Elephant Care”. Segundo o El País, Blanca Ojanguren tinha 22 anos e estava passando as férias na Ásia, após terminar um intercâmbio no Taiwan.
Testemunhas relataram que a jovem teria sido perfurada por uma das presas do animal, após passar em frente a ele, e não resistiu. Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmaram que “o Consulado em Bangkok está em contato com os parentes, oferecendo a assistência necessária”.
O prefeito de Valladolid lamentou a morte da jovem, que estudava direito e relações Internacionais em uma universidade local. Jesús Julio Carnero fez um post em seu perfil do X, incluindo uma foto de Blanca.
Veja:
Mi más sentido pésame para la familia de Blanca Ojanguren.También para su otra familia del colegio @PinoalbarEdu DEP pic.twitter.com/1IpBb3sQw2
— Jesus Julio Carnero (@JesusJCarnero) January 3, 2025
A Universidade de Navarra, onde a jovem estudava, não quis dar mais informações sobre o caso ao El Español por “respeito à dor da família, que prefere a privacidade“. Já o santuário no qual ocorreu o incidente teve o perfil do Instagram retirado do ar.
Dar banho em elefantes resgatados é um programa comum para os turistas no país, pois auxilia nos custos dos cuidados com os animais. Nos últimos 12 anos, foram 240 acidentes fatais, mas a maioria ocorreu pela invasão dos animais selvagens às áreas habitadas por humanos, após a perda de seu habitat natural. Em 2024, 39 pessoas morreram.