Brasileiro foragido nos EUA é capturado pela polícia após 14 dias de buscas; assista

Danilo Cavalcante estava foragido desde o dia 31 de agosto, e foi capturado pelas autoridades nesta quarta-feira (13)

Danilo Cavalcante, brasileiro condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos que fugiu da cadeia, foi capturado pelas autoridades nesta quarta-feira (13), de acordo com a polícia da Pensilvânia. Mais detalhes sobre o caso serão dados em uma coletiva de imprensa, marcada para as 10h30 (horário de Brasília).

A captura do fugitivo chegou ao fim depois de 14 dias de buscas intensivas e uma megaoperação com 500 policiais, inclusive agentes da Swat, e participação do FBI. Ele escapou da prisão no dia 31 de agosto. Ainda assim, Cavalcante conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador.

Assista ao momento em que Danilo é capturado:

A caçada chegou ao fim hoje pela manhã. Após a captura, agentes envolvidos na operação tiraram fotos ao lado do criminoso já rendido. Veja:

O tenente-coronel George Bivens, responsável pela operação, garantiu que Cavalcante estava dentro do perímetro de buscas estabelecido. Ele também informou que a polícia recebeu ligações por volta das 22 horas de ontem (horário local). O brasileiro já tinha sido avistado por moradores na cidade de South Coventry Township, a cerca de 32 km da cadeia de onde fugiu.

Em entrevista à CNN, Bivens detalhou o ocorrido. Segundo o tenente, Danilo roubou um rifle da garagem de uma casa da região por onde passava, e chegou a trocar tiros com o morador da residência, que estava dentro do local quando o fugitivo apareceu. Ao menos sete tiros teriam sido disparados.

Danilo Cavalcante é capturado após fugir de prisão nos EUA (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O responsável pela operação ainda se posicionou sobre as críticas que as equipes de buscas receberam pela demora em encontrar Danilo, e negou que a operação tenha se delongado além do normal.

Bivens disse que a tática foi cercar o brasileiro e “estressá-lo” até que ele ficasse sem rumo e fosse finalmente encontrado. “A polícia está fazendo um ótimo trabalho. Sabemos que ele está dentro do nosso perímetro de buscas, e Cavalcante será preso em breve”, declarou horas antes da captura.

Continua depois da Publicidade

A fuga

No dia 31 de agosto, o criminoso escalou uma parede e pulou o teto da penitenciária em plena luz do dia. A fuga foi registrada pelas câmeras de segurança da cadeia. O carcereiro do plantão chegou a ser demitido por não ter notado a ausência de Cavalcante ou impedido sua fuga.

A partir daí, Danilo passou a ser flagrado por diversas câmeras de segurança em um raio de 38 km. Devido à gravidade da situação, as autoridades aconselharam os moradores a buscar abrigos seguros e acionar o serviço de emergência caso tivessem informações ou vissem o fugitivo por perto. Pontos turísticos e escolas da região chegaram a ser fechados. “Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa. Não se aproxime”, afirmou a corporação nas redes sociais.

Brasileiro estava foragido desde o dia 31 de agosto. (Foto: Reprodução/CNN)

Relembre o caso

Danilo Cavalcante foi condenado por matar a ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas na frente dos dois filhos dela. Segundo informações da CNN, o brasileiro não aceitava o fim do relacionamento e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no país, às autoridades norte-americanas. O caso aconteceu em 2021, na cidade de Phoenixville, também na Pensilvânia.

No Brasil, ele está sendo investigado por assassinar um homem a tiros. O caso aconteceu em 2017, na cidade de Figueirópolis, no interior de Tocantins.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques