Campeã de xadrez é acusada de envenenar tabuleiro da rival; ação foi flagrada por câmera de segurança — assista

Vítima sofreu fortes tonturas e náuseas após o início da partida

Uma campeã de xadrez russa foi suspensa depois de supostamente envenenar sua rival de infância antes de uma partida. Imagens de câmeras de segurança flagraram Amina Abakarova, de 43 anos, possivelmente espalhando mercúrio sobre as peças da competidora. Ela foi presa e pode pegar até três anos de prisão.

Nos vídeos divulgados nesta quinta-feira (8), Abakarova aparece entrando na sala onde aconteceria o torneio, em Makhachkala, ao sul da Rússia, e olhando ao redor para ver se estava sozinha no local. Ela, então, tira um frasco de dentro da bolsa, espalha o conteúdo no tabuleiro de Umayganat Osmanova e em algumas de suas peças. A vítima sofreu fortes tonturas e náuseas após o início da partida, e precisou ser encaminhada para um médico. No entanto, ela conseguiu voltar para a competição.

Segundo testemunhas, Abakarova queria se vingar de “coisas desagradáveis ​​[que Osmanova disse] sobre ela e seus parentes pelas costas”. Para eles, o ataque foi alimentado apenas por “hostilidade pessoal e para assustar” a rival. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mesmo uma exposição mínima ao mercúrio pode ter consequências graves para a saúde.

Assista:

Após o incidente, um juiz do torneio chamou a polícia e expôs os registros. “Temos provas de vídeo que mostram que uma das jogadoras do campeonato de xadrez do Daguestão, Amina Abakarova, da cidade de Makhachkala, aplicou uma substância não identificada, que mais tarde revelou conter mercúrio, na mesa onde Umayganat Osmanova, da cidade de Kaspiisk, estava jogando contra ela”, disse Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão.

Continua depois da Publicidade

Malcolm Pein, diretor da Federação Inglesa de Xadrez, disse que “nunca tinha visto nada assim antes”. “Este é o primeiro caso registrado de alguém usando uma substância tóxica, que eu saiba, na história do jogo de xadrez. Isso está fora da escala”, reforçou ao The Telegraph. Já Sazhida Sazhidova, a ministra do Esporte da Rússia, afirmou estar “perplexa” com a atitude de Abarakova. “As ações que ela tomou poderiam ter levado a um resultado muito trágico, ameaçando a vida de todos os que estavam presentes, incluindo ela mesma. Agora ela deve responder pelo que fez de acordo com a lei”, declarou.

Alexander Tkachyov, diretor executivo da Federação Russa de Xadrez, revelou que a organização está considerando banir Abakarova para sempre. “Estamos aguardando a investigação dos órgãos responsáveis ​​pela aplicação da lei”, disse Tkachyov. “Se o outro jogador de xadrez for considerado culpado, nossa reação será dura, possivelmente uma proibição vitalícia. Lamentamos que tal incidente tenha ocorrido em um torneio de xadrez. Não temos dúvidas de que as autoridades policiais chegarão ao fundo do incidente e desejamos à jogadora lesionada uma recuperação rápida e que ela esteja de volta ao tabuleiro de xadrez o mais rápido possível”, ele finalizou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques